Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66792

Compartilhe esta página

Título: Modelo multicritério com base em medidas de importância para priorização de componentes num sistema complexo da cadeia do petróleo
Autor(es): ARAUJO, Maria Eduarda Freire de
Palavras-chave: Manutenção; Método de apoio à decisão multicritério; Medidas de importância; Sistemas complexos
Data do documento: 19-Set-2024
Citação: ARAUJO, Maria Eduarda Freire de. Modelo multicritério com base em medidas de importância para priorização de componentes num sistema complexo da cadeia do petróleo. 2025. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O crescimento contínuo das operações na cadeia de petróleo e a complexidade dos sistemas exigem uma abordagem aprimorada para a gestão da manutenção, especialmente em um cenário de alta competitividade e pressões econômicas, principalmente no offshore. É necessário encontrar maneiras eficientes de performar manutenção nos ativos físicos. Nesse sentido, o trabalho objetiva apoiar o plano de manutenção de um sistema complexo por meio da identificação e priorização dos componentes críticos para a alocação de recursos e ações preventivas. Para tanto, as medidas de importância foram utilizadas para determinar quantitativamente a criticidade dos componentes do sistema de um Floating Production Storage and Offloading (FPSO) em termos de confiabilidade, disponibilidade, custo e risco. A fim de estabelecer a ordenação dos elementos do sistema com base em todos os critérios, foi realizada a integração das medidas de importância no método de decisão multicritério FITradeoff. A partir disso, foi possível aplicar o modelo desenvolvido em dois cenários com decisores distintos e analisar a contribuição para o plano de manutenção do sistema. Os resultados indicaram que a ordenação dos componentes, trocadores de calor e processador químico térmico, varia a depender das preferências do decisor e que está de acordo com a melhoria esperada para o sistema. Conclui-se que a utilização de medidas de importância é útil para a gestão estratégica da manutenção em sistemas complexos, oferecendo uma base sólida para apoiar o plano de manutenção do sistema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66792
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Eduarda Freire de Araújo.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons