Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66944

Comparte esta pagina

Título : Estudo da aplicação de revestimentos de pós de metal duro WC-Co e Cr3c2-Nicr atráves da técnica de aspersão térmica em componentes de equipamentos utilizados em plantas químicas e petroquímicas
Autor : SILVA, Wilton Batista da
Palabras clave : Desgaste; Aspersão Térmica; Corrosão
Fecha de publicación : 29-ago-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Wilton Batista da. Estudo da aplicação de revestimentos de pós de metal duro WC-Co e Cr3c2-Nicr atráves da técnica de aspersão térmica em componentes de equipamentos utilizados em plantas químicas e petroquímicas. 2025. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente estudo investigou alternativas para ampliar a vida útil de componentes de máquinas e equipamentos, por meio da aplicação de revestimentos por aspersão térmica a preços competitivos. Foram analisadas as performances dos revestimentos de duas misturas de metal duro (WC-Co) + carbeto de cromo - NiCr (Cr3C2 – NiCr) denominada como M1, nas proporções 75% / 25% e mistura M2 nas proporções 50% / 50%. Amostras foram revestidas com essas duas misturas (M1 e M2) pelo processo HVOF, para obtenção de dados experimentais e caracterizadas por Microscopia Óptica, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS), Microdureza Vickers, Porosidade, Adesividade e Corrosão Eletroquímica. Os resultados indicaram baixa dispersão nas propriedades analisadas dos revestimentos obtidos das misturas M1 e M2. Desta forma recomendou-se o revestimento da mistura M2 por apresentar custo total de aplicação 30% inferior ao revestimento da mistura M1. Com base desses resultados experimentais, foram realizadas aplicações em componentes de equipamentos de duas empresas parceiras: Na empresa 1, foi revestido dois êmbolos de bomba alternativa e na empresa 2, uma placa de vedação e um corpo espiral. A avaliação dos revestimentos foi feita pelo índice de desempenho “Tempo Médio Entre Falhas – TMEF”. Os êmbolos revestidos da empresa 1, apresentaram desgaste prematuro em 30 dias de operação contínua. A baixa eficiência provocada pela falha prematura não representa necessariamente uma ineficiência do revestimento em si, pois existem fatores operacionais que podem ter contribuído para a baixa eficiência do revestimento. Por outro lado, a placa de vedação e o corpo espiral da bomba da empresa 2, se mantiveram em operação por quase um ano sem a necessidade de substituição, evidenciando a viabilidade da aplicação desses revestimentos, como melhoria localizada e recomposição dimensional, pois esses componentes seriam substituídos por novos e descartados como sucatas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66944
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Wilton Batista Da Silva.pdf5.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons