Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67234

Compartilhe esta página

Título: Análises estatísticas dos campeonatos brasileiros série a e b de 2023 do futebol para pessoas com paralisia cerebral
Autor(es): SILVA, João Lucas Ferreira Bonifacio e
Palavras-chave: Futebol; Análises estatísticas; Paralisia cerebral
Data do documento: 1-Dez-2025
Citação: SILVA, João Lucas Ferreira Bonifacio e. Análises estatísticas dos campeonatos brasileiros série a e b de 2023 do futebol para pessoas com paralisia cerebral. 2025. 25 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: O Futebol PC é um modalidade esportiva em que pode ser destinado a pessoas com sequelas de Paralisia Cerebral (PC), Acidente Vascular Encefálico (AVE), Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE) ou outras lesões cerebrais não progressivas. A modalidade atualmente não integra o programa paralímpico, pois, segundo o International Paralympic Committee (IPC), não atingiu o critério mínimo de alcance mundial para os Jogos de Tóquio 2020. O objetivo foi descrever e analisar indicadores estatísticos presentes nas partidas dos Campeonatos Brasileiros Série A e B de Futebol para Pessoas com Paralisia Cerebral. Esse estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa, observacional, descritiva, onde foram analisados 17 jogos do Campeonato Brasileiro de 2023, sendo 10 da Série A e 7 da Série B. As variáveis investigadas incluíram: (1) frequência de gols a cada 15 minutos; (2) número de vitórias, empates e derrotas; e (3) gols marcados e sofridos pelas equipes. Os resultados mostraram maior incidência de gols entre 15–30 minutos e 30–45 minutos, indicando que a reta final do primeiro tempo e o início do segundo são momentos decisivos. Conclui-se que Vasco, Caíra, Rive e Ativa apresentaram os melhores desempenhos nas Séries A e B, enquanto Amaped e Mova C tiveram os resultados mais baixos. As análises indicam que as equipes aumentam suas ações ofensivas nos períodos-chave do jogo, especialmente antes do intervalo e no início da segunda etapa. Esses achados ampliam a compreensão sobre as dinâmicas do Futebol PC e fornecem subsídios para treinadores no planejamento de estratégias e na organização do treinamento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67234
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOÃO LUCAS.pdf
  Item embargado até 2026-12-16
334.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons