Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67262

Comparte esta pagina

Título : Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência: Caracterização da Atenção Básica nos municípios de Sede das Gerências Regionais da Saúde-PE
Autor : MIRANDA, Luciana Santana Cavalcanti de
Palabras clave : Atenção Primária à Saúde; Pessoas com Deficiência; Qualidade dos Cuidados de Saúde; Fonoaudiologia
Fecha de publicación : 15-ago-2025
Citación : MIRANDA, Luciana Santana Cavalcanti de. Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência: Caracterização da Atenção Básica nos municípios de Sede das Gerências Regionais da Saúde-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Objetivo: Descrever o componente Atenção Básica da RCPD em municípios sede das Gerências Regionais do Estado de Pernambuco. Métodos: Trata-se de um estudo seccional realizado no Estado de Pernambuco com questionário estruturado e auto aplicado aos gestores atuantes na Atenção Básica dos municípios sede das Gerências Regionais do Estado de Pernambuco. O instrumento de coleta de dados tomou como base a pesquisa multicêntrica intitulada “Avaliação da Rede de Cuidados Integral à Pessoa com Deficiência no SUS – Redecin Brasil”. Foi realizado contato telefônico com a Secretaria de Saúde dos municípios de PE para a identificar os informantes. Após a identificação, realizou-se o contato com os gestores através de ligação telefônica, por e-mail e redes sociais, sendo apresentados os objetivos, procedimentos da pesquisa e convite, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e fornecido o questionário estruturado pelo google forms. Resultados: Todas as macrorregiões de saúde do Estado possuem Equipe de Atenção Básica, Equipes de Saúde da Família e Equipe de Saúde Bucal. Os profissionais de gestão da AB mostram bom conhecimento em relação aos equipamentos de saúde e organização da atenção à pessoa com deficiência. Conclusão: Os resultados demonstram fortalecimento e articulação em partes da rede como no acesso e apoio matricial, porém apresentando obstáculos para a efetivação da RCPD na Atenção Básica e na gestão do cuidado em saúde.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67262
Aparece en las colecciones: (TCC) - Fonoaudiologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC LUCIANA SANTANA CAVALCANTI DE MIRANDA.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-12-18
492.1 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons