Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67271

Share on

Título: Dinâmica da Transmissão da Leishmaiose Visceral Canina no Município de Goiana/PE: Identificação de Casos, Avaliação da Presença de Leishmania infantum em Lutzomyia spp. e Determinação dos Pontos de Risco para a Transmissão da Doença
Autor(es): COSTA, Sergio Florêncio da
Palavras-chave: leishmaniose visceral; epidemiologia; flebotomíneo
Data do documento: 25-Abr-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA, Sergio Florêncio da. Dinâmica da transmissão da Leishmaiose visceral canina no município de Goiana/PE: Identificação de casos, avaliação da presença de Leishmania infantum em Lutzomyia spp. e determinação dos pontos de risco para a transmissão da doença. 2025. Dissertação (Mestrado em Biologia Aplicada à Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A leishmaniose visceral (LV) é uma doença parasitária infecciosa, porém não contagiosa, negligenciada, de ampla distribuição. No mundo a leishmaniose visceral já tem feito muitas vítimas, pois se trata de uma doença silenciosa, e de difícil diagnóstico, são doenças transmitidas através da picada da fêmea do flebótomos. O estado de Pernambuco apresenta casos humanos, caninos e a presença de vetores em diversas regiões. A leishmaniose visceral canina (LVC) pode apresentar vários aspectos clínicos, desde assintomáticos até casos graves que levam à morte se não forem tratados corretamente. Esse estudo teve como objetivo identificar cães positivos para LV, avaliar a presença de Leishmania infantum em Lutzomyia spp. e identificar as áreas de risco para a transmissão da LV no município de Goiana/PE. No Brasil este agravo representa um desafio significativo para a saúde pública. A população canina foi estimada com base na relação preconizada pelo Programa de Controle da Leishmaniose Visceral (PCLV) de um cão para cada cinco habitantes. Uma amostra aleatória dos domicílios foi então selecionada, primeiro mediante a sorteio das ruas e, posteriormente, das residências. Os bairros contemplados, foram Nova Goiana, e Bom tempo, e os distritos, Gambá, Atapuz, Carrapicho, São Lourenço, Carne de Vaca, Ponta de Pedras, Catuama e Barra de Catuama. O total de cães participantes foram 88 cães que corresponde a 100% dos cães participantes do estudo, foram realizados os exames de TR-DPP e o ELISA®, dos quais 15 cães, no TR-DPP e 05 cães, no ELISA®. Das 10 localidades estudadas em 03 foram encontrados flebotomíneos da espécie Lutzomyia longipalpis, que foram as localidades de São Lourenço povoação, Catuama e Barra de Catuama, representando assim um risco de contaminação de LV no munícipio de Goiana/PE.
Descrição: BRAYNER, Fábio André, também é conhecido em citações bibliográficas por: SANTOS, Fábio André Brayner dos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67271
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Biologia Aplicada à Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Sergio Florencio da Costa.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons