Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67302

Compartilhe esta página

Título: Associação da dieta ocidentalizada e do treinamento resistido materno: repercussões sobre o metabolismo materno e o estresse oxidativo, as vias da serotonina e da quinurenina no encéfalo fetal de ratos
Autor(es): OLIVEIRA, Débora Kathuly da Silva
Palavras-chave: Dieta ocidentalizada; Gestação; Treinamento resistido
Data do documento: 25-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Débora Kathuly da Silva. Associação da dieta ocidentalizada e do treinamento resistido materno: repercussões sobre o metabolismo materno e o estresse oxidativo, as vias da serotonina e da quinurenina no encéfalo fetal de ratos. 2025. Dissertação (Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Objetivo:Avaliar as repercussões de diferentes protocolos de treinamento resistido durante a gestação em ratas que consomem dieta ocidentalizada sobre parâmetros do desempenho materno, morfologia placentária e neurodesenvolvimento fetal. Métodos: Foram utilizadas 54 ratas Wistar, entre 60/70 dias de vida, divididas nos grupos Dieta Controle – Não Treinado (DC-NT=11), Dieta Ocidentalizada – Não Treinado (DO-NT=10), Dieta Controle –Treinado Constante (DC-TC=10), Dieta Ocidentalizada – Treinado Constante (DO-TC=11), Dieta Controle –Treinado Decrescente (DC-TD=6), Dieta Ocidentalizada – Treinado Decrescente (DO-TD=6). As ratas dos grupos TC e TD realizaram treinamento em escada, 5 dias por semana, durante 3 semanas no período pré-gestacional com sobrecarga de 80% da capacidade máxima (CM). No período gestacional, o grupo TC realizou 3 semanas de treinamento com sobrecarga de 80% da CM. O grupo TD realizou a primeira e segunda semanas a 80% da CM e a terceira semana a 50% da CM durante a gestação. Os grupos NT não foram submetidos a testes ou treinamento. Foram avaliados os dados maternos de peso corporal, consumo alimentar, conversão alimentar, eficiência energética, % de gordura e bioquímica, nos fetos foram avaliados, murinometria, dados peso e eficiência placentária, estresse oxidativo e PCR de encéfalos. O sacrifício ocorreu no 20° dia de gestação. Resultados: Os principais resultados encontrados mostram que no que se refere a porcentagem de ganho de peso, o treinamento pareceu prevenir o ganho de peso nos grupos treinados em comparação aos grupos NT (p<0,01). No que se refere ao consumo os grupos DC apresentaram maiores ingestas que que os seus respectivos grupos DO em ambos os períodos de treinamento, no entanto, a conversão alimentar e eficiência energética foram maiores em grupos com dieta ocidentalizada. Os parâmetros placentários e do crescimento somático da prole estiveram mais alterados nos grupos DO-TD. Nas análises do encéfalo fetal, a capacidade antioxidante total (FRAP) foi maior no grupo DO-TC em comparação ao DO-NT. As análises de PCR demonstram que a expressão gênica responde a insultos de maneira diferente entre os sexos. Conclusão: O treinamento resistido mostrou reduzir os efeitos adversos de uma dieta ocidentalizada, nas mães, controlando o ganho de peso materno. Nos fetos, houve alterações morfológicas e na capacidade antioxidante, mas sem mudanças aparentes a longo prazo na prole. As análises moleculares indicaram respostas diferentes entre machos e fêmeas, sugerindo maior susceptibilidade dos machos a insultos maternos, embora os resultados tenham sido heterogêneos. Estudos futuros buscarão compreender melhor esses efeitos, incluindo análises comportamentais e moleculares em outros órgãos fetais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67302
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Debora Kathuly da Silva Oliveira.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-12-20
1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons