Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67325

Comparte esta pagina

Título : Estudo do potencial inseticida do extrato aquoso da etlingera elatior frente aos sitophilus zeamais (gorgulho do milho)
Autor : VIEIRA, Gilson José da Silva Gomes
Palabras clave : Inseticida; Controle de pragas; Etlingera elatior; Sitophilus zeamais; Milho
Fecha de publicación : 28-nov-2025
Citación : VIEIRA, Gilson José da Silva Gomes. Estudo do potencial inseticida do extrato aquoso da etlingera elatior frente aos sitophilus zeamais (gorgulho do milho)
Resumen : Dentre os grãos que possuem grande quantidade de carboidratos, o milho se destaca como um dos mais consumidos no mundo inteiro. Serve como matéria-prima para inúmeros alimentos, além de ser muito versátil e de diversas aplicações em indústrias alimentícias, de combustíveis, de bebidas, além de ser utilizado na alimentação de animais. O armazenamento desse milho é comumente feito em silos ou paiol, deixando-o suscetível ao ataque de insetos-pragas que trazem grandes perdas econômicas. Entre os insetos que atacam o milho armazenado, destacam-se os Sitophilus zeamais (gorgulho do milho). O combate a esse inseto tem sido realizado com produtos sintéticos derivados de fosfinas, que trazem riscos à saúde humana e aos organismos não-alvos. Assim uma potencial alternativa renovável e ecológica é o uso de produtos naturais, como óleos essenciais, extratos e hidrolatos obtidos de plantas. Este trabalho, então, tem como objetivo estudar o potencial inseticida do extrato aquoso da Etlingera elatior, planta que já demonstrou atividades inseticidas por meio de seu óleo essencial. Os bioensaios de contato indicaram que a concentração de 0,134 g de extrato por inseto é eficaz. Já os testes de ingestão apresentaram uma crescente inibição a partir de 60 mg de extrato por grama de farinha de trigo, demonstrando assim o potencial do extrato e trazendo um novo olhar para os extratos. Já na caracterização química do extrato por cromatografia em camada delgada revelou alguns compostos presentes na amostra tais como flavonoides, taninos hidrolisados, terpenos/esteróides e saponinas. Na Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, foi constatada a presença do ácido clorogênico no Extrato aquoso. Portanto, alternativas naturais extraídas de plantas, como a E. elatior, são uma boa possibilidade pois são biodegradáveis, têm baixa toxicidade para mamíferos e apresentam um potencial inseticida para essa praga.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67325
Aparece en las colecciones: (TCC) - Química (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gilson Jose da Silva Gomes Vieira.pdf4.37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons