Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67339

Compartilhe esta página

Título: Eficácia do treinamento de força combinado com protocolos de intervenção na prevenção de lesões de membros inferiores em atletas profissionais de futebol: uma revisão da literatura
Autor(es): CARVALHO, Wellington Catachone Belarmino de Carvalho
Palavras-chave: Prevenção de lesões; Treinamento de força e lesão; Futebol e lesão; Membros inferiores
Data do documento: 11-Dez-2025
Citação: CARVALHO, Wellington Catachone Belarmino de. Eficácia do treinamento de força combinado com protocolos de intervenção na prevenção de lesões de membros inferiores em atletas profissionais de futebol: uma revisão da literatura. 2025. 36 f. TCC (Bacharelado em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universo Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: O futebol é considerado um esporte que apresenta elevada incidência de lesões decorrentes de demandas físicas intensas, ações de alta velocidade, mudanças rápidas de direção e contato constante. Portanto, este estudo objetiva investigar a eficácia do treinamento de força combinado com protocolos de intervenção na prevenção de lesões de membros inferiores em atletas profissionais e semiprofissionais de futebol. A pesquisa caracteriza-se como uma revisão da literatura, conduzida por meio de buscas sistematizadas nas bases PubMed, Web of Science, EBSCO e BVS, utilizando descritores controlados e critérios rigorosos de inclusão para selecionar estudos publicados nas duas últimas décadas sobre treinamento de força e prevenção de lesões no futebol. Utilizou-se o operador booleano “AND” para combinar os descritores, a estratégia de busca foi: (“strength training”) AND (“injury prevention) AND (“soccer”) AND (“lower limb”). Foram selecionados 153 artigos para leitura dos resumos, mas 98 não puderam ser recuperados. Restaram 55 estudos para leitura na íntegra, dos quais 45 foram excluídos por não atenderem aos critérios de elegibilidade (incluindo revisões, ou obras com foco inadequado). Após a análise, 10 ensaios clínicos randomizados, envolvendo 9602 atletas de diferentes níveis competitivos foram incluídos na pesquisa. Os estudos demonstraram que o treinamento excêntrico, especialmente por meio de exercícios como a flexão nórdica, aumenta a resistência muscular em comprimentos longos e diminui o risco de estiramentos; que o treinamento de força máxima melhora a simetria, o desempenho físico e reduz o tempo de afastamento por lesões; e que programas multicomponentes, como o FIFA 11+, combinando força, equilíbrio, controle neuromuscular e pliometria, apresentam impacto consistente na diminuição das lesões por sobrecarga e lesões sem contato. Dessa forma, conclui-se que a aplicação correta desses programas pode reduzir substancialmente o número de lesões, otimizar o desempenho e prolongar a vida esportiva dos jogadores de Futebol.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67339
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC . WELLINGTON CATACHONE .pdf612.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons