Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67443

Share on

Title: FATORES ASSOCIADOS AO COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM MODELO EXPERIMENTAL DE TEA COM EXPOSIÇÃO PRÉ-NATAL E LACTACIONAL AO ÁCIDO VALPROICO: UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA.
Authors: SOUZA, Maria Luiza Bezerra de
Keywords: Transtorno do Espectro Autista; Comportamento Alimentar; Ácido Valproico; Modelo Experimental; Roedores
Issue Date: 17-Dec-2025
Citation: SOUZA, Maria Luiza Bezerra de. Fatores associados ao comportamento alimentar em modelo experimental de TEA com exposição pré-natal e lactacional ao Ácido Valproico: um estudo de Revisão Integrativa. 2026. Trabalho de Conclusão de Curso em Nutrição - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O estudo analisou fatores associados ao comportamento alimentar em modelo experimental de Transtorno do Espectro Autista (TEA) induzido pela exposição pré-natal e lactacional ao ácido valproico (VPA), por meio de uma revisão integrativa da literatura. A revisão foi realizada em etapas de escolha e delimitação do tema; definição dos objetivos de pesquisa; busca nas bases de dados científicos: MEDLINE/Pubmed, LILACS, SCOPUS, EMBASE com os “Valproic Acid”, “Rodents”, “Feeding Behavior”; leitura na íntegra dos artigos encontrados; e sistematização dos resultados. Foram identificados 361 artigos nas bases, e 3 em busca manual, na triagem 12 artigos foram lidos na íntegra, e sistematizou evidências provenientes de 3 pesquisas pré-clínicas com roedores, examinando como diferentes protocolos de exposição ao VPA influenciam a ingestão alimentar, o comportamento social durante as refeições, a resposta neuroquímica e o crescimento pós-natal. Os resultados indicaram que a administração do VPA na gestação e/ou lactação alterou o comportamento alimentar dos animais, caracterizando-se por menor ingestão espontânea, hipofagia após privação energética, padrões circadianos de alimentação atípicos, prejuízos no comportamento social durante a refeição e alterações neurobiológicas, em especial no sistema serotoninérgico e vias de regulação da fome e saciedade. Conclui-se que o modelo experimental VPA na gestação e/ou lactação reproduz aspectos comportamentais e neurobiológicos relevantes do TEA humano, evidenciando que as alterações alimentares decorrem de disfunções homeostáticas e fatores sensoriais, motivacionais e sociais. Reforçamos o uso do modelo para investigação de mecanismos subjacentes ao comportamento alimentar no TEA e para o desenvolvimento de futuras intervenções nutricionais e terapêuticas.
Description: 10
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67443
Appears in Collections:(TCC) - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Luiza Bezerra de Souza.pdf850.95 kBAdobe PDFVista previa
View/Open


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons