Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67444

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento de novos produtos a base de Artêmia para a alimentação na Larvicultura do Camarão Marinho Litoculpenaus vannamei
Autor(es): SANTOS, Rudã Fernandes Brandão dos
Palavras-chave: Aquicultura; Artêmia; Nutrição; Nutrição de larvas de camarão; Biotecnologia
Data do documento: 25-Jul-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Rudã Fernandes Brandão. Desenvolvimento de novos produtos a Base de Artêmia para a alimentação na larvicultura do camarão marinho Litoculpenaus vannamei. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O Brasil é um dos maiores produtores agropecuários do mundo, e a carcinicultura representa uma importante atividade aquícola para a região Nordeste, com elevado potencial de expansão. Entretanto, o setor enfrenta problemas estruturais semelhantes aos observados em outras cadeias produtivas nacionais, como a dependência de insumos importados, produzidos com tecnologias estrangeiras e nem sempre adequados às condições locais. A biomassa de Artemia e seus co-produtos apresentam alto valor nutricional para a alimentação de organismos aquáticos e constituem uma matéria-prima disponível na região salineira do Rio Grande do Norte, onde existe significativa demanda reprimida e elevado potencial para o desenvolvimento de novos produtos e processos. Diante desse contexto, o objetivo deste estudo foi desenvolver novos produtos e processos a partir da biomassa de Artemia e seus co-produtos, visando ao seu reposicionamento mercadológico como insumo para a carcinicultura. Para isso, avaliou-se um novo processo de beneficiamento da Artemia por hidrólise enzimática e investigou-se seu potencial como ingrediente para formulação de dietas destinadas a organismos aquáticos. Paralelamente, realizou-se a caracterização nutricional desse ingrediente e o depósito de pedido de patente. Com base nesse novo ingrediente, foram desenvolvidas três dietas líquidas para alimentação de camarões nos estágios larvais de zoea, mysis e pós-larvas (PL1 a PL6), as quais foram avaliadas sob condições reais de produção em um laboratório comercial de larvicultura. A viabilidade produtiva e econômica do uso dessas dietas foi demonstrada. Além disso, a experiência adquirida no beneficiamento da biomassa permitiu propor um novo processo para esta matéria-prima, resultando no desenvolvimento de dois novos produtos, biomassa de Artemia esterilizada e biomassa de Artemia em conserva, posteriormente caracterizados e validados em ensaios experimentais in vivo. O conjunto de resultados obtidos evidencia a viabilidade de desenvolver novos produtos a partir da biomassa de Artemia, bem como seu potencial mercadológico e nutricional para aplicação na carcinicultura.
Descrição: SANTOS, Rudã Fernandes Brandão dos, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SANTOS, Rudã Fernandes dos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67444
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Rudã Fernandes Brandão Santos.pdf
  Artículo embargado hasta 2027-01-06
5.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons