Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67712

Compartilhe esta página

Título: Efeito imediato do uso da oscilação oral de alta frequência sonorizada e tubo flexível na voz e respiração de idosas com sintomas vocais
Autor(es): SILVA, Eduardo Ramos da
Palavras-chave: Voz; Função pulmonar; Respiração
Data do documento: 11-Set-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Eduardo Ramos da. Efeito imediato do uso da oscilação oral de alta frequência sonorizada e tubo flexível na voz e respiração de idosas com sintomas vocais. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: INTRODUÇÃO: O envelhecimento pode provocar alterações na função vocal e respiratória devido ao declínio fisiológico natural. Na Fonoaudiologia, técnicas como os Exercícios de Trato Vocal Semiocluído (ETVSO) têm sido aplicadas para reabilitação dessas funções, destacando-se o uso do tubo flexível submerso em água e da oscilação oral de alta frequência sonorizada (OOAFS). Contudo, sua eficácia imediata em idosas com queixa vocal ainda carece de investigação. OBJETIVO: Verificar se há melhora na voz e respiração de idosas com sintomas vocais com o efeito imediato dos OOAFS e do sopro sonorizado com tubo flexível submerso em água. MÉTODO: Estudo de intervenção do tipo antes-depois, aprovado pelo Comitê de Ética (parecer nº 7.195.710), realizado com idosas ≥60 anos atendidas por um programa universitário voltado ao envelhecimento. As participantes foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos: G1 (tubo flexível) e G2 (OOAFS). Foram avaliadas antes e após a intervenção quanto a parâmetros acústicos vocais, tempo máximo de fonação (TMF), pressões respiratórias máximas e função pulmonar. Utilizou-se estatística descritiva, testes de Wilcoxon, McNemar e modelagem com Modelos Lineares Mistos e Modelos Lineares Generalizados Mistos (p < 0,05). RESULTADOS: 22 idosas com sintomas vocais participaram do estudo (média de idade: 73 anos). Ambos os grupos apresentaram melhora significativa no TMF, com maior ganho no grupo OOAFS. O tubo flexível promoveu aumento da pressão expiratória máxima, enquanto o OOAFS favoreceu parâmetros da função pulmonar. Apesar dos ganhos intragrupos, os modelos de regressão não apontaram diferenças estatísticas entre os grupos ou interações significativas. CONCLUSÃO: Este estudo demonstrou que tanto o instrumento Tubo flexível submerso em água quanto a OOAFS parecem promover benefícios respiratórios e vocais em idosas com sintomas vocais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67712
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Eduardo Ramos da Silva.pdf2.38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons