Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67718

Compartilhe esta página

Título: Síntese e caracterização por avaliação térmica de derivados tiazolidínicos com potencial farmacológico por análise termogravimétrica (TGA) e calorimetria exploratória diferencial (DSC)
Autor(es): SILVA, Acsa Gabriele Maria da
Palavras-chave: Tiazolidina-2,4-diona; Derivados tiazolidínicos; Síntese orgânica; Estabilidade térmica; Análises termogravimétricas
Data do documento: 4-Ago-2025
Citação: SILVA, Acsa Gabriele Maria da. Síntese e caracterização por avaliação térmica de derivados tiazolidínicos com potencial farmacológico por análise termogravimétrica (TGA) e calorimetria exploratória diferencial (DSC). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo a síntese e a caracterização térmica de novos derivados da tiazolidina-2,4-diona (TZD), uma classe de compostos reconhecida pelo seu potencial farmacológico. Seis novos derivados foram obtidos por meio de reações de condensação tipo Knoevenagel, utilizando diferentes aldeídos aromáticos como precursores, com o intuito de otimizar propriedades físico-químicas, garantir pureza superior a 97% em todos os compostos e avaliar sua estabilidade frente ao aquecimento. A avaliação térmica foi realizada por meio das técnicas de termogravimetria (TGA) e calorimetria exploratória diferencial (DSC), com o objetivo de investigar a estabilidade térmica dos compostos sintetizados. Os resultados evidenciaram que os derivados apresentaram diferentes perfis de estabilidade térmica: LPSF/GQ-83 e LPSF/GQ-490 se destacaram como os mais termoestáveis, mantendo integridade estrutural até temperaturas elevadas; LPSF/GQ‑492 e LPSF/GQ‑491 também apresentaram elevada resistência térmica, com início de degradação relevante apenas acima de 200 °C, sendo compatíveis com todas as principais técnicas de processamento industrial farmacêutico, incluindo granulação por extrusão a quente. LPSF/GQ‑97 apresentou estabilidade intermediária, enquanto LPSF/GQ-94 apresentou menor estabilidade, com perdas expressivas na faixa inicial de temperatura e início de decomposição em temperaturas intermediárias, demandando controle rigoroso de temperatura em processos térmicos. Esses resultados reforçam a importância da caracterização termoanalítica para orientar a seleção e o emprego seguro de derivados tiazolidínicos em formulações sólidas obtidas por diferentes rotas de processamento industrial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67718
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Acsa Silva.pdf
  Item embargado até 2031-01-15
2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons