Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67742

Compartilhe esta página

Título: A inconstitucionalidade da aplicação da trava de 30% para uso de prejuízo fiscal de IRPJ e de base de cálculo negativa de CSLL para empresas em extinção
Autor(es): CARVALHO, Isabella Zaicaner de
Palavras-chave: IRPJ; CSLL; Tributação; Lucro Real; Trava dos 30%; Empresas em extinção; Inconstitucionalidade
Data do documento: 12-Dez-2025
Citação: CARVALHO, Isabella Zaicaner de. A inconstitucionalidade da aplicação da trava de 30% para uso de prejuízo fiscal de IRPJ e de base de cálculo negativa de CSLL para empresas em extinção. 2026. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso busca defender a inconstitucionalidade dos artigos 15 e 16 da Lei nº 9.065/1995 e do artigo 58 da Lei nº 8.981/1995 quando aplicados na hipótese de extinção da pessoa jurídica. Isso porque os referidos dispositivos legais limitam o direito à compensação do prejuízo fiscal do IRPJ e da base de cálculo negativa da CSLL em 30% do lucro líquido ajustável. A trava dos 30% implica diferimento na compensação dos valores, essencial à manutenção do fluxo de receita do Estado. Todavia, quando aplicada a empresas em extinção, acarreta vedação não prevista em lei à compensação integral, de modo a promover o alargamento inconstitucional da base de cálculo do IRPJ e da CSLL por permitir que tais tributos incidam sobre o patrimônio do contribuinte, devendo esse cenário ser coibido pelo Supremo Tribunal Federal (“STF”). Diante disso, os objetivos específicos da dissertação consistem em apresentar a evolução do instituto da compensação de prejuízos fiscais na legislação brasileira; pormenorizar a regra matriz de incidência tributária do IRPJ e da CSLL; demonstrar a operacionalização da compensação dos prejuízos fiscais sobre o prisma contábil e analisar jurisprudências do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (“CARF”) e do STF acerca da aplicação do limite de 30% de uso de prejuízo fiscal ao sujeito passivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67742
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Isabella Zaicaner de Carvalho.pdf556.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons