Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67750

Compartilhe esta página

Título: Tratamento do Edema Macular Diabético com Injeção Intravítrea de Agente Anti-vegf Associado ou não a Solução de Dexametasona 4 mg/ml, Ensaio Clínico Randomizado
Autor(es): NERI, Valesca Castro
Palavras-chave: Injeções intravítreas; Edema macular; Dexametasona
Data do documento: 8-Out-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NERI, Valesca Castro. Tratamento do edema macular diabético com injeção Intravítrea de agente anti-vegf associado ou não a solução de Dexametasona 4 mg/ml, ensaio clínico Randomizado. 2025. Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Objetivo: Comparar os resultados em curto prazo da injeção intravítrea de aflibercepte (IVA) isolada versus IVA combinada com fosfato sódico de dexametasona (DSP) no tratamento de pacientes com edema macular diabético (EMD). Métodos: Neste ensaio clínico de fase 2, 16 olhos de 16 pacientes com EMD foram randomicamente divididos em dois grupos. No primeiro grupo, um olho recebeu três injeções mensais combinadas de IVA e DSP, enquanto, no segundo grupo, um olho recebeu três injeções mensais intravítreas de IVA isolado. O desfecho primário foi a espessura macular central (EMC), medida por tomografia de coerência óptica de domínio espectral (OCT), da linha de base até um mês após a última injeção. Os desfechos secundários foram a acuidade visual corrigida para longe (AVCD) e a pressão intraocular (IOP), também da linha de base até um mês após a última injeção. Resultados: A média (DP) da diferença na EMC no OCT entre a medição pré-injeção e o 90º dia pós-injeção no grupo aflibercepte + DSP foi de 176 (129) μm, enquanto no grupo aflibercepte isolado foi de 54 (49) μm (p = 0,034). A mediana (IQR) da diferença na AVCD entre a medição pré-injeção e o 90º dia pós-injeção no grupo aflibercepte + DSP foi de 0,31 (0,16) LogMAR, enquanto no grupo aflibercepte isolado foi de −0,06 (0,13) LogMAR (p = 0,020). A média (DP) da diferença na IOP entre a medição pré-injeção e o 90º dia pós-injeção no grupo aflibercepte + DSP foi de −0,6 (2) mmHg, enquanto no grupo aflibercepte isolado foi de −0,9 (3,2) mmHg (p = 0,855). Nenhum paciente apresentou IOP > 21 mmHg ou necessitou de medicamentos hipotensores oculares. Não foram relatados eventos adversos oculares ou sistêmicos significativos. Conclusão: A adição de DSP ao regime padrão de tratamento do EMD com IVA pode melhorar os resultados estruturais e funcionais no curto prazo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67750
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Cirurgia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Valesca Castro Neri.pdf1.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons