Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67784

Compartilhe esta página

Título: Desmotivação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: uma revisão da literatura sobre causas e estratégias pedagógicas
Autor(es): MELO, Victor Antônio de Barros
Palavras-chave: Desmotivação; Educação física escolar; Educação física para adolescentes
Data do documento: 19-Dez-2025
Citação: MELO, Victor Antônio de Barros. Desmotivação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: uma revisão da literatura sobre causas e estratégias pedagógicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A desmotivação e a não participação ativa dos alunos do Ensino Médio representam um desafio central para a efetividade das aulas de Educação Física, comprometendo o alcance dos objetivos propostos pela disciplina e a compreensão da Cultura Corporal de Movimento. Este estudo caracteriza-se como uma revisão estruturada da literatura com o objetivo de analisar as principais causas da desmotivação dos estudantes do Ensino Médio nas aulas de Educação Física e identificar estratégias pedagógicas presentes na literatura para reverter esse quadro. A busca foi conduzida nas bases de dados Portal de Periódicos da CAPES, SciELO e Google Acadêmico, utilizando-se descritores como "aulas", "educação física" e "desmotivação", para artigos publicados entre 2010 e 2025. Os resultados apontam que a desmotivação é multifatorial, sendo causada por aspectos internos, como timidez e limitações corporais, e fatores externos, como a falta de estrutura, a repetição de conteúdos e a percepção de falta de significado das atividades. Para reverter o quadro, a literatura sugere que a intervenção docente deve ser proativa, promovendo a diversificação de conteúdos e a historicidade das práticas, com o intuito de satisfazer as necessidades de autonomia, competência e relacionamento social do aluno, elevando sua motivação intrínseca. O papel do professor é crucial para conectar e reconectar o estudante, sendo este protagonista deste período, com propostas de atividades que instiguem sua curiosidade, a resolução de problemas, de conteúdos que lhes cause interesse, dedicação e funcionalidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67784
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-VICTOR ANTÔNIO DE BARROS MELO.pdf508.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons