Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67785

Compartilhe esta página

Título: Estudantes universitários e resíduos de equipamentos eletroeletrônicos: conscientização e práticas de manejo e descarte
Autor(es): SOUZA, Ana Paula Dos Santos Silva de
Palavras-chave: lixo eletrônico; comunidade acadêmica; descarte consciente; economia circular
Data do documento: 31-Out-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Ana Paula Dos Santos Silva de. Estudantes universitários e resíduos de equipamentos eletroeletrônicos: conscientização e práticas de manejo e descarte. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O crescente avanço tecnológico, aliado à obsolescência programada e à redução de custos de produção, tem levado a uma geração acelerada de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) e, consequentemente, a um desafio maior na gestão de resíduos sólidos. Os REEE englobam dispositivos que não têm mais valor para seus donos, mas que contêm tanto metais valiosos quanto substâncias tóxicas e que representam riscos à saúde e ao meio ambiente. No Brasil, grande parte da reciclagem ainda ocorre através do setor informal, muitas vezes de forma inadequada. Nesse contexto, a Economia Circular surge como alternativa para prolongar a vida útil dos equipamentos, com destaque para a mineração urbana e a logística reversa. Portanto, este trabalho investiga o nível de conscientização dos estudantes universitários de Caruaru-PE sobre o manejo e descarte de tablets, laptops, PCs e smartphones. A obtenção dos dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, com posterior análise descritiva e análise de associações entre variáveis. Os resultados mostram que os estudantes tendem fortemente a manter o equipamento que já não utilizam mais guardado ao invés de descartar, levando a constituição de um estoque de aparelhos em desuso em casa. O descarte do REEE em pontos de coleta voluntária é feito por uma pequena parcela. De modo geral, o comportamento mostrou nexo, principalmente, com a influência do ambiente acadêmico, com o conhecimento sobre a infraestrutura de descarte e com o papel da renda familiar que dita o ciclo de consumo e descarte. As implicações desta pesquisa sugerem a necessidade de uma mudança de paradigma nas estratégias de gestão de REEE no contexto acadêmico, as quais devem se alinhar com o comportamento real do consumidor e com o desenvolvimento de uma estrutura conceitual de ação focada na Informação Estratégica, Formação Prática e Mobilização Comunitária.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67785
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Paula dos Santos Silva de Souza.pdf1.84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons