Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67800

Compartilhe esta página

Título: INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS COM DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS.
Autor(es): FERREIRA, Marielly Victória Mendes
SILVA, Ângela Eduarda Costa
Palavras-chave: Recém-nascido prematuro, Doenças respiratórias, Cuidados de enfermagem.
Data do documento: 19-Ago-2025
Citação: FERREIRA, Marielly Victoria Mendes; SILVA, Ângela Eduarda Costa. INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS COM DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS.. 2026. Trabalho de Conclusão de Curso em Enfermagem - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: INTRODUÇÃO: Recém-nascidos prematuros, especialmente os que apresentam distúrbios respiratórios, como a Síndrome do Desconforto Respiratório, enfrentam um prognóstico delicado devido à imaturidade pulmonar. Essa síndrome, causada pela deficiência de surfactante, é uma das doenças mais frequentes, comprometendo a troca gasosa e levando a riscos graves, como atelectasia e hipóxia. Diante desse cenário, as intervenções de enfermagem são essenciais para reduzir a mortalidade neonatal nesses recém-nascidos. OBJETIVO: identificar as principais intervenções de enfermagem na prevenção de complicações em recém-nascidos prematuros com distúrbios respiratórios. METODOLOGIA: A metodologia utilizada foi a revisão integrativa da literatura. A revisão foi realizada em artigos publicados em bases de dados científicas recentes, como Periódicos Capes, Web of Science, Scopus e Elsevier buscando evidências que sustentem as melhores práticas para o manejo respiratório de neonatos. Com os descritores: Infants, Premature, Premature Infant, Premature Infants, Preterm Infants, Infant, Preterm, Infants, Preterm, Preterm Infant, Neonatal Prematurity, Prematurity, Neonatal, Care, Nursing, Management, Nursing Care, Nursing Care Management, Infection, Respiratory Tract, Respiratory Tract Infection, Respiratory System Infections, Infection, Respiratory System, Respiratory System Infection, Respiratory Infections, Infections, Respiratory Tract, Infections, Respiratory, Upper Respiratory Tract Infections, Infections, Upper Respiratory, Respiratory Infection, Upper, Upper Respiratory Infections, Infections, Upper Respiratory Tract, Upper Respiratory Tract Infection, Respiratory distress. A amostra foi de 5 artigos, dos quais foram identificados 2 grupos principais relacionados às intervenções de enfermagem: Os cuidados com dispositivos de Ventilação Não Invasiva e práticas humanizadas. CONCLUSÃO: Por fim, o presente estudo destaca práticas como o uso adequado do CPAP, cuidados com a pele, manejo dos dispositivos de VNI e o método canguru. As estratégias demonstraram redução das lesões e de apnéias, além da diminuição da necessidade de suporte ventilatório prolongado, reforçando, portanto, a importância do papel da enfermagem no cuidado respiratório ao neonato. Apesar da escassez de estudos específicos acerca da temática, os achados contribuem para o aprimoramento das práticas citadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67800
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
File Description SizeFormat 
TCC Marielly e Angela.pdf435.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons