Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67841

Compartilhe esta página

Título: Dimensionamento da força de trabalho: uma análise do modelo referencial aplicada à Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): RESENDE, Isana Maria da Silva
Palavras-chave: Dimensionamento da Força de Trabalho; Modelo Referencial; Universidade Federal de Pernambuco
Data do documento: 6-Nov-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RESENDE, Isana Maria da Silva. Dimensionamento da força de trabalho: uma análise do modelo referencial aplicada à Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa concentra-se no modelo referencial de dimensionamento da força de trabalho, ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), voltada à quantificação adequada de pessoal na Administração Pública Federal. A pergunta central é: Quais produtos do modelo referencial de dimensionamento da força de trabalho, aplicados em unidades da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), podem ser aperfeiçoados para fortalecer a tomada de decisão na gestão de pessoal? O objetivo geral foi analisar os produtos gerados pelo modelo para propor melhorias tanto na universidade quanto em nível nacional. A implementação ocorreu na Pró Reitoria de Administração da UFPE entre outubro de 2024 e junho de 2025, com foco nos constructos: tarefa, tempo, complexidade, características de pessoal e valor estimado ótimo. De natureza aplicada e caráter descritivo, a pesquisa utilizou estudo de caso, com coleta de dados via pesquisa documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise foi qualiquantitativa, incluindo tabulação, mensuração e análise lógico-semântica. Os resultados indicaram necessidade de ajustes nos produtos relacionados ao tempo, complexidade e características de pessoal, além de melhorias na ferramenta tecnológica. Também foi realizada pesquisa experimental sobre o cálculo do valor estimado ótimo no Sisdip, bem como, foram apresentadas propostas de automação de tarefas e de política institucional de dimensionamento. Conclui-se que, apesar das melhorias sugeridas, o modelo referencial é eficaz na geração de indicadores que qualificam a gestão de pessoas e fortalecem o planejamento da força de trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67841
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Isana Maria da Silva Resende.pdf3.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons