Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67956

Comparte esta pagina

Título : Transformação digital: um estudo acerca das estratégias adaptativas de micro e pequenos varejistas de moda em Caruaru
Autor : LUZ, Morgana Aureliano de Sousa
Palabras clave : Transformação digital; Estratégias de adaptação; Varejo de moda
Fecha de publicación : 12-dic-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LUZ, Morgana Aureliano de Sousa. Transformação digital: um estudo acerca das estratégias adaptativas de micro e pequenos varejistas de moda em Caruaru. 2025. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : O varejo de moda vivencia mudanças no comportamento dos consumidores, principalmente após a popularização dos meios digitais. A preferência por atendimento online, maior interação nas mídias sociais, logística e entrega rápida, o aumento do consumo de produtos e serviços no comércio eletrônico, são algumas das alterações que estimularam gestores e lojistas a adaptarem-se ao novo cenário do mercado. A adoção da transformação digital tornou-se um imperativo para a sobrevivência de muitas empresas, exigindo que sejam desenvolvidas estratégias de adaptação para suprir de maneira eficaz as necessidades do consumidor. Nesse contexto, este trabalho se propôs a estudar como micro e pequenos varejistas de roupas, de Caruaru, estabelecem estratégias adaptativas frente à transformação digital no setor de moda. Para desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado a abordagem qualitativa básica, os dados foram coletados por meio de 14 entrevistas semiestruturadas face a face com gestores que atuam no varejo de moda, após a transcrição das entrevistas foi realizado uma análise de conteúdo. Os resultados mostram que as estratégias praticadas nas lojas de moda, caracterizam-se como adaptativas e intuitivas. Práticas como a busca autodidata por conhecimento, a aprendizagem por meio de redes de contato, treinamentos informais e a incorporação gradual de ferramentas digitais mostram que as decisões não surgem de um planejamento formal, mas de necessidades percebidas no decorrer da operação. Trata-se, portanto, de comportamentos estratégicos moldados pela urgência em lidar com desafios como a digitalização, a mudança nos padrões de consumo e a intensificação da concorrência. A digitalização das lojas concentra-se principalmente no setor de vendas, em que as redes sociais funcionam como o principal canal de comunicação com os consumidores. Apesar de considerada indispensável a presença no ambiente digital, os gestores afirmam que o ponto físico não será esquecido pelos clientes e que a presença multicanal é um diferencial competitivo. A pesquisa revela como os gestores observam os fatores relevantes à transformação digital, e as barreiras enfrentadas durante o processo adaptativo. O estudo evidenciou as principais estratégias adotadas pelas lojas de moda de Caruaru diante da transformação digital.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67956
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Morgana Aureliano de Sousa Luz.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons