Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67958

Compartilhe esta página

Título: Dinâmicas de informação e de produção de subjetividades digitais: uma análise multiartigo
Autor(es): FERRAZ, Tairine Vieira
Palavras-chave: Subjetividade digital; Cidadania digital; Resiliência informacional; Atos digitais; Práticas informacionais
Data do documento: 26-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERRAZ, Tairine Vieira. Dinâmicas de informação e de produção de subjetividades digitais: uma análise multiartigo. 2025. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta tese investigou a relação entre práticas informacionais e a produção de subjetividades políticas digitais em contextos político-digitais, expandindo os fundamentos teóricos da cidadania digital e da resiliência informacional. Composta por quatro artigos integrados, a pesquisa analisou como práticas informacionais políticas moldam sujeitos digitais. O primeiro artigo explorou os limites das abordagens organizacionais sobre cidadania digital, destacando a perspectiva das práticas político-informacionais como um mecanismo organizador dessa subjetivação. O segundo, examinou a resiliência informacional como um processo adaptativo e dinâmico de redução de incerteza, que, viabilizado pelas práticas informacionais, permite a adaptação e a persistência de informações, normativas ou desviantes. O terceiro artigo propôs uma elaboração teórica que amplia o escopo de investigação da cidadania digital, enquanto um tipo de subjetivação política, e da resiliência informacional como processo que sustenta a subjetivação digital, tecendo considerações sobre as implicações éticas e políticas dessa dinâmica em paisagens informacionais polarizadas. Por fim, o quarto artigo apresentou uma análise empírica sobre práticas informacionais e atos digitais em grupos bolsonaristas no Telegram, evidenciou-se o uso estratégico das práticas informacionais e da arquitetura digital para sustentar narrativas desviantes e produzir subjetividades extremas. Os resultados indicam que essas práticas e atos digitais transcendem o ambiente virtual e impactam a esfera pública e política. A tese oferece uma visão integrada e ampliada dos conceitos e enfatiza a necessidade de letramento crítico e de políticas públicas para mitigar os efeitos negativos das práticas informacionais desviantes em ambientes digitais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67958
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Tairine Vieira Ferraz.pdf3.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons