Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67959

Comparte esta pagina

Título : Currículos da licenciatura em Matemática e a educação das relações étnico-raciais numa perspectiva afrorreferenciada
Autor : BARBOSA, Luiz Felipe Lima
Palabras clave : Educação das Relações Étnico-Raciais; Formação de Professores; Currículo; Licenciatura em Matemática
Fecha de publicación : 9-sep-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BARBOSA, Luiz Felipe Lima. Currículos da licenciatura em Matemática e a educação das relações étnico-raciais numa perspectiva afrorreferenciada. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Esta pesquisa teve como objetivo analisar os currículos prescritos das licenciaturas em matemática ofertadas por Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, situadas nos estados de Pernambuco e Paraíba considerando Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) numa perspectiva afrorreferenciada. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental com uma abordagem qualitativa que consistiu em mapear, por meio da plataforma E-mec, os cursos de licenciatura em matemática ofertados nos estados supracitados. Dos cursos ofertados, foram excluídos os cursos: do grau de bacharelado, extintos, descredenciados, não iniciados e que não apresentavam sede nos estados de Pernambuco ou Paraíba. Após o mapeamento, foi realizada a coleta dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), matrizes curriculares e ementas dos componentes curriculares nos sites das instituições ou via E-mail. Assim, foram analisados 16 cursos de licenciatura em matemática, sendo nove ofertados em Pernambuco e sete na Paraíba, pois os demais cursos selecionados não disponibilizaram a documentação solicitada para análise. Compreende-se que a ERER é um campo amplo que abrange diversas etnias e grupos raciais. Todavia, a pesquisa em questão se conteve em apenas à ERER Negras e Africanas, podendo ser considerada um recorte. Como resultados do estudo, os dados apontaram que 13 entre os 16 cursos analisados (cerca de 81%) apresentaram a discussão de temas ligados à ERER em seus respectivos currículos prescritos. Entretanto, foi observado que sete deles apresentaram a discussão de maneira transversal. Ademais, nenhum componente curricular analisado correlacionou a referida temática com a matemática, o que pode resultar numa formação superficial e, consequentemente, enfraquecida quanto à ERER negra e africana para a atuação do futuro professor na Educação Básica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67959
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luiz Felipe Lima Barbosa.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons