Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/68040

Share on

Title: Taxonomia e filogenia de espécies de Trichophyton com base em regiões de genes ortólogos e determinação do perfil de susceptibilidade a antifúngicos
Authors: OLIVEIRA, Tatiana Felix de
Keywords: Dermatófitos; Morfologia; Identificação molecular; Antifúngicos
Issue Date: 21-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: OLIVEIRA, Tatiana Felix de. Taxonomia e filogenia de espécies de Trichophyton com base em regiões de genes ortólogos e determinação do perfil de susceptibilidade a antifúngicos. 2024. Tese (Doutorado em Biologia de Fungos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Trichophyton é um gênero pertencente ao grupo de fungos dermatófitos, agentes das dermatofitoses, infecções fúngicas comuns em todo o mundo. A identificação de espécies de Trichophyton utilizando técnicas de biologia molecular é de suma importância para o esclarecimento da filogenia e das relações dentro da família Arthrodermataceae.Os objetivos deste trabalho foram analisar a heterogeneidade de espécies de Trichophyton depositadas na Micoteca URM através de análises morfofisiológicas, análise molecular e estudos filogenéticos, além de determinar o perfil de suscetibilidade antifúngica. Foram utilizadas 61 cepas, as quais foram caracterizadas através de métodos clássicos de identificação, além de métodos moleculares e filogenéticos, bem como a avaliação do perfil de suscetibilidade antifúngica. Nos estudos moleculares, as regiões β-tubulina e ITS do rDNA são genes eficazes para determinação da espécie. Após as análises moleculares, as cepas pertenciam as seguintes espécies: Trichophyton concentricum, T. mentagrophytes, T. quinckeanum, T. rubrum e T. tonsurans. O genótipo II de T. mentagrophytes foi o único relatado a partir das análises filogenéticas. No teste de suscetibilidade, o menor valor de CIM foi de 0,04 µg/mL para itraconazol e 0,17 μg/mL para terbinafina. Todas as cepas de Trichophyton utilizadas neste estudo obtiveram padrões semelhantes de suscetibilidade a itraconazol e terbinafina. O estudo taxonômico e de suscetibilidade antifúngica de uma coleção de cepas de Trichophyton é importante para o monitoramento das características fenotípicas e filogenéticas das cepas, além do acompanhamento dos padrões de suscetibilidade antifúngica de Trichophyton spp., sendo importante para um maior controle da resistência antifúngica em dermatófitos, além de auxiliar em estudos epidemiológicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/68040
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Biologia de Fungos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Tatiana Felix de Oliveira.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons