Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7556
Share on
Title: | Entre a ordem e a disciplina: o ensino de História no Centro de Ensino Superior do Seridó (1973 a 1987) |
Authors: | Coelli Gomes Nascimento, Regína |
Keywords: | História; Ensino; Universidade |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Coelli Gomes Nascimento, Regína; de Fátima Guerra Ferreira, Lúcia. Entre a ordem e a disciplina: o ensino de História no Centro de Ensino Superior do Seridó (1973 a 1987). 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. |
Abstract: | Nesta pesquisa abordamos os discursos que emergiram no Seridó Potiguar, no período de 1973 a 1987, acerca da instituição de um Núcleo avançado da UFRN e, especialmente, sobre o ensino de História no CERES. A produção discursiva por nós selecionada e analisada, no decorrer desta pesquisa, consta de Decretos, Resoluções, Planos de Cursos, Diários de Classe, Periódicos, Regimento do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó - CERES e alguns depoimentos orais de exalunos e ex-professores. Para melhor compreensão do objeto, tomamos como referencial os pressupostos da análise do discurso propostos por Michel Foucault, Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau, dentre outros que partilham das novas abordagens sobre o sujeito, a pesquisa e o tratamento dos objetos da história. Feito esse recorte temporal, espacial e metodológico, procuramos problematizar o ensino de história no CERES na sua historicidade, destacando as estratégias utilizadas para o disciplinamento do corpo e da mente dos alunos e professores de História, modelando a figura do professor formado na universidade |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7556 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo7866_1.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License