Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7751
Comparte esta pagina
Título : | O tempo histórico na representação dos Professores do ensino fundamental do 1° e 2° ciclos |
Autor : | Donato Carvalho, Alexsandro |
Palabras clave : | TEMPO - REPRESENTAÇÃO; HISTÓRIA ENSINO; HISTÓRIA METODOLOGIA |
Fecha de publicación : | 2003 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Donato Carvalho, Alexsandro; de Fátima Guerra Ferreira, Lúcia. O tempo histórico na representação dos Professores do ensino fundamental do 1° e 2° ciclos. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. |
Resumen : | Objetiva analisar a representação de tempo para os professores do Ensino Fundamental do 1º e 2º ciclos, da cidade de São José de Campestre/RN, a partir da concepção de tempo histórico em Fernand Braudel e do conceito de representação. Para tanto foi aplicado um questionário abordando questões relativas ao tempo histórico, utilizando-se de duas gravuras: uma referente a uma indústria metalúrgica, e outra a uma moenda portátil manuseada por escravos. Após a aplicação do questionário e sua análise, percebemos que os professores, na sua grande maioria, desenvolvem, no seu trabalho em sala de aula, algumas concepções de tempo histórico, porém sem um conhecimento dos fatos da História. Essa representação de tempo histórico produzido pelos professores indica a importância das mesmas na produção do conhecimento histórico em sala de aula |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7751 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo7668_1.pdf | 387,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons