Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7751

Compartilhe esta página

Título: O tempo histórico na representação dos Professores do ensino fundamental do 1° e 2° ciclos
Autor(es): Donato Carvalho, Alexsandro
Palavras-chave: TEMPO - REPRESENTAÇÃO; HISTÓRIA ENSINO; HISTÓRIA METODOLOGIA
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Donato Carvalho, Alexsandro; de Fátima Guerra Ferreira, Lúcia. O tempo histórico na representação dos Professores do ensino fundamental do 1° e 2° ciclos. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: Objetiva analisar a representação de tempo para os professores do Ensino Fundamental do 1º e 2º ciclos, da cidade de São José de Campestre/RN, a partir da concepção de tempo histórico em Fernand Braudel e do conceito de representação. Para tanto foi aplicado um questionário abordando questões relativas ao tempo histórico, utilizando-se de duas gravuras: uma referente a uma indústria metalúrgica, e outra a uma moenda portátil manuseada por escravos. Após a aplicação do questionário e sua análise, percebemos que os professores, na sua grande maioria, desenvolvem, no seu trabalho em sala de aula, algumas concepções de tempo histórico, porém sem um conhecimento dos fatos da História. Essa representação de tempo histórico produzido pelos professores indica a importância das mesmas na produção do conhecimento histórico em sala de aula
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7751
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7668_1.pdf387,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons