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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7974

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Título: Propostas de produção de textos em livros didáticos de língua portuguesa da 5º série
Autor(es): PEREIRA, Sônia Virginia Martins
Palavras-chave: Sociointeracionismo; Interação verbal; Livro didático; Produção escrita
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Virginia Martins Pereira, Sônia; de Arruda Carneiro da Cunha, Dóris. Propostas de produção de textos em livros didáticos de língua portuguesa da 5º série. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Esta dissertação expõe uma análise da aplicação de alguns princípios sócio-interacionistas que têm norteado as atividades de produção do texto escrito propostas em livros didáticos de língua portuguesa, publicados após a divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, na segunda metade da década de 1990. Como base para a análise, foram estabelecidos critérios ancorados na teoria bakhtiniana, considerados basilares para o estabelecimento de um ensino baseado na linguagem como interação verbal. Os critérios adotados para a análise das propostas de redação foram as finalidades a que a atividade escrita se propõe; os interlocutores aos quais se dirige o texto produzido; o tema que serve como meio para a interação; o tipo e o modo de interação verbal através dos quais se dá o processo interlocutivo e a categoria a que pertence o texto solicitado para a produção, se gênero ou tipo de texto. Os resultados revelam que mesmo sob influência dos postulados sócio-interacionistas, assumidos na apresentação das propostas pedagógicas que integram os manuais do professor, algumas publicações analisadas não são coerentes com a teoria ao aplicarem inadequadamente seus princípios nas propostas de produção do texto escrito, desconsiderando nessas atividades um ou mais fatores essenciais da interação verbal, como o interlocutor e o tema. No entanto, as lacunas encontradas no livro didático nunca devem ser um impedimento para a realização de um trabalho de qualidade em sala de aula. Tendo como postulado que a linguagem escrita é um processo interlocutivo, o professor pode partir para o desenvolvimento das habilidades discursivas dos usuários da língua que estão em condição de alunos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7974
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

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