Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9722

Compartilhe esta página

Título: Racionalidade capitalista e novas tecnologias na educação brasileira
Autor(es): da Salete Barboza de Farias, Maria
Palavras-chave: Racionalidade capitalista; Novas tecnologias; Políticas educacionais; Prática educativa
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: da Salete Barboza de Farias, Maria; Weber, Silke. Racionalidade capitalista e novas tecnologias na educação brasileira. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: Este estudo tem por objetivo apreender a (s) racionalidade (s) das novas tecnologias na educação brasileira. Apoiamo-nos na teoria social crítica a partir da argumentação desenvolvida por Jürgen Habermas sobre os processos de modernidade, em que ele indica que as relações sociais e de produção são mediatizadas por racionalidades, sendo instrumental a racionalidade típica da sociedade moderna, mas admitindo como possível a construção de uma outra racionalidade sustentada pela razão comunicativa. Referenciadas pela sua Teoria da Ação Comunicativa supomos que a apropriação de novas tecnologias no mundo escolar, cuja institucionalização decorre do mundo do sistema, pode ser presidida também por essa racionalidade. Para tanto, tomamos como objeto de análise o Programa Nacional de Informática na Educação - Proinfo. Elegemos a Análise do Discurso como dispositivo metodológico, entendendo este Programa como prática discursiva. Documentos institucionais e entrevistas constituíram o corpus da pesquisa. O estudo evidenciou a expressão de dois tipos de racionalidade: instrumental, representada pelo discurso da modernidade, tendo como enunciados reitores atualização, eficácia, mercado de trabalho, rápido acesso à informação e aprendizagem veloz; e outra comunicativa, representada pelo discurso interativo e reflexivo tendo como enunciados reitores autonomia de aprendizagem, diálogo, criatividade, crítica e reconhecimento dos limites da inclusão/exclusão dos processos de modernidade, confirmando a inexistência de unidirecionalidade das políticas educacionais elaboradas no mundo do sistema
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9722
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9280_1.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons