Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9856
Compartilhe esta página
Título: | Escuta, galera!: a violência nas escolas públicas da Região Metropolitana do Recife |
Autor(es): | MACIEL, Maria José de Oliveira |
Palavras-chave: | Cultura Política; Violência; Participação |
Data do documento: | 2004 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | José de Oliveira Maciel, Maria; Carlos Vieira Wanderley, José. Escuta, galera!: a violência nas escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. |
Abstract: | A tese analisa a problemática da violência nas escolas públicas brasileiras em uma amostra de 186 unidades de ensino estaduais e municipais da Região Metropolitana do Recife, mediante duas abordagens complementares: uma quantitativa e outra qualitativa. A primeira abordagem foi realizada utilizando as bases de dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), ambas relativas ao ano de 2002. A Segunda abordagem foi efetivada mediante realização de grupos focais, constituídos por diretores de escolas compreendidas na amostra. A pesquisa foi conduzida prioritariamente sob um enfoque institucional, fazendo-se um contraponto entre o apreendido na literatura pertinente ao fenômeno da violência nas escolas e o verificado nas 186 instituições de ensino. Foram perscrutadas possíveis relações entre o fenômeno referido e seis aspectos relacionados à organização dessas instituições, quais sejam: condições de instalação do prédio escolar, condições de funcionamento dos recursos humanos, gestão escolar democrática, aparato de segurança, aparato de disciplina e relação escola-comunidade. Sem desconhecer que a violência nas escolas públicas está ligada a determinantes sociais da população que elas acolhem, os resultados sinalizam para o fato de que não obstante as limitações macroestruturais medidas adotadas no âmbito das instituições públicas de ensino podem repercutir na diminuição dos incidentes de violência em nossas escolas |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9856 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo9400_1.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons