Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17064
Compartilhe esta página
Título: | Jauara Ichê: notas sobre a adversidade no documentário |
Autor(es): | JESUS, Marcelo Pedroso Holanda de |
Palavras-chave: | Comunicação; Documentário (Cinema).; Cinema – Montagem; Filme cinematográfico; Representação cinematográfica.; Estética; Política de comunicação de massa; Voz |
Data do documento: | 24-Fev-2014 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta dissertação propõe os conceitos de conformidade e adversidade para designar dois tipos específicos de inclinação que movem o documentarista no momento de realizar um filme e dizem respeito à forma como ele enxerga a perspectiva dos sujeitos filmados em relação a si próprio. Definidos enquanto sentimentos, os estados de conformidade e adversidade referem-se à particularidade convergente ou divergente em que o realizador do documentário se situa diante da racionalidade de ordem policial que o vinculaàs pessoas que filma. O conceito de adversidade é desenhado a partir do desejo que movia o autor da dissertação a se relacionar com as pessoas que fariam parte de um filme dirigido por ele próprio, o longa-metragem Pacific(2009).Os conceitos propõem a inauguração de uma categoria analítica que se aplica à observação de filmes documentários em geral e podem se relacionar por diferentes modos de agenciamento a dois fundamentos epistemológicos associados à tradição documental dominante: o da representação e o da reflexão. A partir da conceituação dos termos, são analisados dois filmes: Jesus no mundo maravilha (CANNITO, 2007) e Vingue tudo, mas deixe um de meus olhos (MOGRABI, 2004). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17064 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jauara Ichê - Notas sobre a adversidade no documentário ok.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons