Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17064

Share on

Title: Jauara Ichê: notas sobre a adversidade no documentário
Authors: JESUS, Marcelo Pedroso Holanda de
Keywords: Comunicação; Documentário (Cinema).; Cinema – Montagem; Filme cinematográfico; Representação cinematográfica.; Estética; Política de comunicação de massa; Voz
Issue Date: 24-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação propõe os conceitos de conformidade e adversidade para designar dois tipos específicos de inclinação que movem o documentarista no momento de realizar um filme e dizem respeito à forma como ele enxerga a perspectiva dos sujeitos filmados em relação a si próprio. Definidos enquanto sentimentos, os estados de conformidade e adversidade referem-se à particularidade convergente ou divergente em que o realizador do documentário se situa diante da racionalidade de ordem policial que o vinculaàs pessoas que filma. O conceito de adversidade é desenhado a partir do desejo que movia o autor da dissertação a se relacionar com as pessoas que fariam parte de um filme dirigido por ele próprio, o longa-metragem Pacific(2009).Os conceitos propõem a inauguração de uma categoria analítica que se aplica à observação de filmes documentários em geral e podem se relacionar por diferentes modos de agenciamento a dois fundamentos epistemológicos associados à tradição documental dominante: o da representação e o da reflexão. A partir da conceituação dos termos, são analisados dois filmes: Jesus no mundo maravilha (CANNITO, 2007) e Vingue tudo, mas deixe um de meus olhos (MOGRABI, 2004).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17064
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jauara Ichê - Notas sobre a adversidade no documentário ok.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons