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Título : A sala de aula e a percepção de seus usuários: um estudo de caso com estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPE
Autor : XIMENES, Carmen Maria Barbieri Nunes
Palabras clave : Ergonomia; Ambiente construído; Percepção ambiental; Psicologia ambiental; Salas de aula de arquitetura; Estudantes de arquitetura
Fecha de publicación : 30-ene-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O espaço físico da sala de aula é o principal locus onde o processo ensino/aprendizagem acontece. Na nova lógica do ensino, na sociedade da informação, a dinâmica ensinar/aprender vem sendo alterada pela inserção de novas tecnologias. Como os ambientes projetados pelos arquitetos influenciam as mentes e os corpos dos usuários, da mesma forma, a sala de aula exerce influência sobre os estudantes. O estudo de caso, procedimento adotado nesta pesquisa, teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes de arquitetura e urbanismo como usuários das salas de aula no desempenho de suas atividades de aprendizagem, considerando que esses são futuros projetistas desses espaços. Buscou-se conhecer os aspectos do ambiente com maior relevância entre os usuários e identificar fatores positivos e/ou negativos que possam influir no desempenho dos estudantes, pretendendo contribuir para os estudos de ambientes de ensino. Através de parte da MEAC articulada com a Constelação de Atributos e o Poema dos Desejos, pode-se conhecer os atributos mais relevantes sobre o ambiente vivenciado e sobre o ambiente idealizado pelos pesquisados. Os dados encontrados foram relacionados e comparados entre si e com a legislação pertinente. Os resultados mostraram que as salas pesquisadas não atendem aos anseios dos sujeitos pesquisados e que aspectos do conforto do ambiente, entre outros, estão em desacordo com a legislação. Sugestões de melhorias das salas são apresentadas, além da sugestão do aprofundamento das pesquisas em Ergonomia com e por estudantes de arquitetura e urbanismo para melhor capacitá-los no domínio e uso desses conhecimentos no ato de projetar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24633
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ergonomia

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