Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25496

Compartilhe esta página

Título: Antecipando a satisfação: a redução da dissonância cognitiva através do projeto de produtos
Autor(es): NASCIMENTO, Leonardo de Santos
Palavras-chave: Dissonância cognitiva; Projeto de Produto; Design emocional
Data do documento: 13-Out-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A Dissonância Cognitiva, um fenômeno estudado e documentado pelo Marketing e pela Psicologia, é um elemento perturbador do processo de decisão de compra e pode causar interferências na relação indivíduo/artefato, afetando de maneira negativa todo um processo de produção iniciado pelo projetista. Pouca atenção tem sido dispensada a este tema pelo design, mesmo que o tema lide com questões vitais para o sucesso da atividade projetual. Este trabalho sugere – a partir de um experimento envolvendo projetistas de produtos em formação – que as questões levantadas pela Dissonância Cognitiva, quando incorporadas ao processo de desenvolvimento de novos produtos, podem alterar de maneira significativa os resultados, proporcionando um artefato de maior qualidade e capaz de reduzir possíveis sentimentos dissonantes experimentados pelo usuário no momento de decisão de escolha entre várias alternativas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25496
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Leonardo de Santos Nascimento.pdf3,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons