Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25496

Share on

Title: Antecipando a satisfação: a redução da dissonância cognitiva através do projeto de produtos
Authors: NASCIMENTO, Leonardo de Santos
Keywords: Dissonância cognitiva; Projeto de Produto; Design emocional
Issue Date: 13-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A Dissonância Cognitiva, um fenômeno estudado e documentado pelo Marketing e pela Psicologia, é um elemento perturbador do processo de decisão de compra e pode causar interferências na relação indivíduo/artefato, afetando de maneira negativa todo um processo de produção iniciado pelo projetista. Pouca atenção tem sido dispensada a este tema pelo design, mesmo que o tema lide com questões vitais para o sucesso da atividade projetual. Este trabalho sugere – a partir de um experimento envolvendo projetistas de produtos em formação – que as questões levantadas pela Dissonância Cognitiva, quando incorporadas ao processo de desenvolvimento de novos produtos, podem alterar de maneira significativa os resultados, proporcionando um artefato de maior qualidade e capaz de reduzir possíveis sentimentos dissonantes experimentados pelo usuário no momento de decisão de escolha entre várias alternativas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25496
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Leonardo de Santos Nascimento.pdf3,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons