Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26487
Share on
Title: | Competência informacional dos docentes da UFPE |
Authors: | SANTANA, Jaciane Freire |
Keywords: | Ciência da informação; Competência comunicativa; Comportamento organizacional; Professores universitários |
Issue Date: | 27-Feb-2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Competência informacional é a capacidade e a habilidade para lidar com o ciclo informacional, com as tecnologias da informação e com os contextos informacionais. Neste sentido, esta pesquisa mapeia as competências informacionais evidenciadas na prática docente no tocante ao ensino na graduação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A presente pesquisa é considerada descritiva uma vez que observa, registra, analisa e interpreta os fatos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, que foi elaborado a partir do modelo dos 7 pilares da competência informacional proposto pela Society of College, National And University Libraries (SCONUL). O universo da pesquisa abrangeu os docentes da UFPE, contemplando os 3 campi e todos os centros acadêmicos da Universidade. Eles foram convidados a participar da pesquisa através de email e o questionário a ser respondido foi disponibilizado online com o auxílio da ferramenta SurveyMonkey. Adicionalmente, foi utilizada a metodologia dos 4 polos das ciências sociais (epistemológico, teórico, morfológico e técnico) para conduzir e redigir a pesquisa. Os dados foram analisados estatisticamente e confrontados com as questões relativas aos 7 pilares. Os resultados obtidos apontaram que a maioria dos docentes ver a formação didático-pedagógica como uma necessidade para o melhor exercício profissional. Cabe destaque ainda, ao fato dos docentes fazerem pesquisas diariamente na internet, apesar de sua principal fonte de informação ainda ser o livro. Da mesma forma, eles estão preocupados em se manterem atualizados por isso buscam participar de eventos científicos e/ou acadêmicos pelo menos duas vezes por ano. Diante do exposto, fica evidenciada a necessidade de se estabelecer uma política voltada ao desenvolvimento da competência informacional do docente da UFPE. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26487 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jaciane Freire Santana.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License