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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27927
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Título: | Análise da atuação do Grupo Banco Mundial na educação superior do Brasil |
Autor(es): | SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva |
Palavras-chave: | Ensino superior; Educação - Cooperação internacional; Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Banco Mundial; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 7-Fev-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A pesquisa trata a respeito da influência da globalização no campo da educação superior. O estudo teve por objeto a participação dos Organismos Internacionais na formulação das políticas educativas. Nesse sentido, teve-se por objetivo geral analisar os projetos no campo da educação superior brasileira, que caracterizam interações entre o Brasil e o Grupo Banco Mundial (BM). Os objetivos específicos foram: Compreender os processos de construção dos acordos entre o Brasil e o BM para a educação superior; Identificar se existem imposições ou acordos com consentimento no processo de construção da política de educação superior do Brasil em parceria com o BM; Identificar as orientações do BM para a educação superior do Brasil, no que tange aos mecanismos que geram a globalização; e, Descrever a natureza dos processos de globalização nos projetos do BM para a educação superior no Brasil. O material de estudo foram os documentos oficiais de uma política para o desenvolvimento científico e tecnológico, financiada pelo BM, pelo governo brasileiro e pelo setor privado, denominada Science and Technology Reform Operation III – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT III). A metodologia utilizada foi a pesquisa documental (GIL, 2009). A partir da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e dos escritos de Dale (1999) acerca dos mecanismos e dos efeitos da globalização em educação, foram elaboradas as categorias de análise. Concebeu-se a educação superior como um campo em disputa (BOURDIEU, 2011a, 2011b), onde atores locais e internacionais protagonizam batalhas em torno do monopólio de funcionamento e estruturação do mesmo. Os resultados apresentam que a ação do BM no campo da educação superior brasileira não se configura como imposição, mas sim, como intervenção consentida pelas classes dirigentes do país. As intervenções consentidas acontecem quando os atores políticos do governo brasileiro, responsáveis pela configuração do campo da educação superior, apresentam diretrizes básicas para que o BM estabeleça seus projetos e, apenas depois do jogo de interesses, os projetos entram em execução. Além disso, os resultados também demonstram que em meio a tais processos o financiamento da educação superior é operacionalizado a partir da lógica do capital internacional e das demandas econômicas vigentes. No mais, ressalta-se que o tema é relevante para a compreensão das relações entre os atores internacionais e nacionais no processo de desenvolvimento, implementação e avaliação das políticas do campo da educação superior. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27927 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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