Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31606

Share on

Title: Leitura subjetiva em contos fantásticos e maravilhosos em turma de nono ano: uma proposta metodológica para o ensino de literatura
Authors: CARDOSO, Cátia Cilene
Keywords: Leitura no ensino fundamental; Leitura subjetiva; Mediação literária; Contos fantásticos e maravilhosos; Prazer de ler
Issue Date: 22-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente trabalho resulta de pesquisa teórica e prática a respeito da leitura subjetiva. Teve como objetivo geral contribuir para desenvolver a competência leitora nos alunos, a partir dos pressupostos teóricos. Visou também: o planejamento de atividades didáticas que estimulassem a leitura literária; a investigação da recepção, por parte dos alunos, às atividades planejadas e a análise das emoções desencadeadas nos leitores escolhidos. Na metodologia usamos a pesquisa- ação, tendo por corpus contos Maravilhosos e Fantásticos. A pesquisa foi realizada em turma de nono ano, composta por onze alunos, na cidade de Petrolina-PE, Brasil. Serviram como instrumentos avaliativos, diários de bordo e questionários e, na fase de análise, quadros demonstrativos de resultados, desenvolvidos por Xypas (2018). Chegamos à conclusão que a presença da professora-mediadora, realizando leitura significativa e expressiva, a releitura dos contos pelos estudantes e o uso de questões que provoquem a subjetividade do leitor, possibilitam o fomento à leitura literária e a reaproximação afetiva com o universo escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31606
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Cátia Cilene Cardoso.pdf40,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons