Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31606

Comparte esta pagina

Título : Leitura subjetiva em contos fantásticos e maravilhosos em turma de nono ano: uma proposta metodológica para o ensino de literatura
Autor : CARDOSO, Cátia Cilene
Palabras clave : Leitura no ensino fundamental; Leitura subjetiva; Mediação literária; Contos fantásticos e maravilhosos; Prazer de ler
Fecha de publicación : 22-feb-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O presente trabalho resulta de pesquisa teórica e prática a respeito da leitura subjetiva. Teve como objetivo geral contribuir para desenvolver a competência leitora nos alunos, a partir dos pressupostos teóricos. Visou também: o planejamento de atividades didáticas que estimulassem a leitura literária; a investigação da recepção, por parte dos alunos, às atividades planejadas e a análise das emoções desencadeadas nos leitores escolhidos. Na metodologia usamos a pesquisa- ação, tendo por corpus contos Maravilhosos e Fantásticos. A pesquisa foi realizada em turma de nono ano, composta por onze alunos, na cidade de Petrolina-PE, Brasil. Serviram como instrumentos avaliativos, diários de bordo e questionários e, na fase de análise, quadros demonstrativos de resultados, desenvolvidos por Xypas (2018). Chegamos à conclusão que a presença da professora-mediadora, realizando leitura significativa e expressiva, a releitura dos contos pelos estudantes e o uso de questões que provoquem a subjetividade do leitor, possibilitam o fomento à leitura literária e a reaproximação afetiva com o universo escolar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31606
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Cátia Cilene Cardoso.pdf40,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons