Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32772

Comparte esta pagina

Título : A história dentro de histórias: a re-construção de uma identidade angolana e moçambicana em Pepetela e em Mia Couto
Autor : GOMES, Rosana Maria Teles
Palabras clave : Ficção; Identidade; Memória; Mia Couto; Pepetela
Fecha de publicación : 11-dic-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta tese defende que o registro histórico no texto ficcional é uma estratégia utilizada por Pepetela e por Mia Couto visando à re-construção da identidade do povo angolano e moçambicano, respectivamente, depois dos séculos de contato com o europeu, no período colonial, da guerra pela libertação e da guerra civil que massacraram os dois países. Para tanto, estabelece-se uma relação entre a memória, a história, a literatura e a construção da identidade, utilizando-se como aportes teóricos, entre outros, os estudos de Hayden White, Michel de Certeau, Aleida Assmann, Paul Ricoeur, Joseph Ki-Zerbo, Stuart Hall e Édouard Glissant. Posteriormente, aborda-se o espaço tanto como elemento da narrativa, com base nas contribuições teóricas de Osman Lins, por exemplo, quanto como território explorado pelo colonizador e marcado por conflitos bélicos, para o que foram usados, sobretudo, estudos de Douglas Wheeler e René Pélissier. Por fim, apresenta-se a análise das narrativas A Geração da Utopia e Terra Sonâmbula, observando-se a historicização da literatura como parte de um projeto de nacionalidade e como estratégia para salvaguardar do esquecimento a história local, o que contribui para a re-construção da identidade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32772
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Rosana Maria Teles Gomes.pdf1,88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons