Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32845

Compartilhe esta página

Título: Blog literário na escola: um convite à leitura de livros literários nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(es): FERREIRA, Cláudia Gonçalves
Palavras-chave: Leitura literária; TIC na educação; Formação do leitor literário
Data do documento: 10-Jul-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa-ação originou-se da necessidade de mudanças em um cenário de falta de atividades que estimulassem a leitura de livros literários durante as séries finais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual de Recife. O objetivo principal desse trabalho foi contribuir para a continuidade da formação do leitor literário durante as séries finais do ensino fundamental por meio o incentivo da leitura de obras literárias. Dessa forma, elencamos objetivos específicos que nos ajudaram a atingir o nosso propósito: a) compreender as práticas de formação do leitor literário nos anos finais do Ensino Fundamental desenvolvidas pelos professores; b) investigar as práticas de leitura de textos literários dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, bem como suas práticas de leitura e escrita na internet; c) ensinar estratégias de leitura de livro literário e utilizar a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) por meio de um blog como ferramenta para fomentar experiências de leitura literária dos alunos. Nosso corpus consistiu das respostas aos questionários estruturados aplicados para professores e alunos nas duas primeiras etapas de nossa investigação, bem como as postagens no blog feitas pelos alunos. Esses textos no blog foram o resultado da intervenção didática que oferecemos sobre ensino de estratégias de leitura literária. Concluímos que os professores de Língua Portuguesa da escola não consideram seu trabalho com leitura literária satisfatório. A falta de interesse do aluno em ler livros e a falta de estrutura da escola foram alguns dos obstáculos mencionados. Como consequência, os alunos não estavam sendo estimulados a ler livros ou a visitar a biblioteca da escola. Também descobrimos, com base nas publicações dos alunos no blog , que eles levaram para o ato de ler muito do que aprenderam durante a intervenção aplicada pela pesquisadora. Ao publicarem seus textos, eles acabaram desenvolvendo uma reação em cadeia com os outros estudantes de motivação de leitura dentro e fora da escola. Dessa forma, isso nos mostrou que nosso objetivo foi alcançado. A base teórica de nossa pesquisa incluiu os preceitos da leitura, letramento literário e ensino de leitura literária de Colomer (2003, 2007), Cosson (2014 a, 2014 b), Lajolo (1996, 2005, 2008) Leffa (1996) Britto (2012). Ainda, a teoria dos elementos paratextuais de Genette (2009). Além disso, baseamos nossa pesquisa nos estudos da cibercultura e o uso de TIC na escola de acordo com Marcuschi e Xavier (2010); Lévy (2010) e Rojo (2013).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32845
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cláudia Gonçalves Ferreira.pdf5,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons