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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34246

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Title: Acesso e permanência de estudantes egressos da escola pública no ensino superior: um olhar crítico para as espacialidades na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sede
Authors: ALMEIDA, Juliana Nóbrega de
Keywords: Geografia; Ensino superior; Assistência Estudantil; Estudante universitário; Aluno escola pública
Issue Date: 15-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A intenção desta tese é compreender o acesso e a permanência dos estudantes vindos da escola pública em uma universidade pública, bem como entender os mecanismos utilizados pelo poder público para promover educação, ciência e cidadania, tendo como recorte espacial a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sede. A escolha por Campina Grande - PB é baseada em seu contexto espacial relevante, principalmente diante da promoção do ensino superior no estado da Paraíba, tendo em vista que esta é uma cidade média, reconhecida por concentrar importantes universidades/faculdades públicas e privadas. A UFCG foi escolhida porque essa instituição representa o ambiente mais antigo de educação superior de Campina Grande, sendo historicamente importante para a expansão do ensino superior, científico e tecnológico do Estado, criada na década de 1950, momento em que recebeu o nome de Escola Politécnica da Paraíba. Outro motivo que justifica a escolha da UFCG se deve pelo fato de que em todos os seus cursos de Graduação os estudantes possuem múltiplas formas de acesso, através do SISU, tendo as opções de ampla concorrência e cotas. Escolhemos para nossa investigação os procedimentos de enfoque qualitativo e quantitativo. Em relação aos objetivos da pesquisa, esta permeia pelo campo da modalidade exploratória. A tese foi construída por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Na pesquisa in loco, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com representantes das Pró-Reitorias, com Professores Diretores dos cinco Centros da UFCG, Campus de Campina Grande (CH, CEEI, CTRN, CCBS e CCT). Aplicamos questionários semiestruturados com 196 estudantes egressos da escola pública pertencentes aos cursos dos cincos centros acadêmicos. Para analisarmos as respostas subjetivas dos professores, funcionários e estudantes, usamos o programa IRaMuTeQ, realizando uma Análise de Similitude (AS), ou de semelhança, que possibilitou localizar coocorrências existentes entre as palavras, indicando suas conexidades, pelas quais construímos representações imagéticas. Confeccionamos também gráficos, tabelas e quadros. Precisamos destacar que a união entre as pesquisas bibliográfica, documental e de campo se apresentou como um prisma, refletindo os desafios e conquistas do acesso e da permanência dos estudantes da escola pública junto à UFCG. A pesquisa bibliográfica utilizou diversas obras, destacando-se Freire (2005) Santos (2002), Mészáros (2005), Castro (2003), Oliveira (2000), Holston (2013), Jezine (2007), dentre outras. Constatamos que múltiplas são as dificuldades vividas pelos alunos, sobretudo em relação à permanência desses estudantes que apresentam subjetividades que precisam ser levadas em consideração, especialmente as dificuldades financeiras e suas fragilidades da formação básica escolar. De acordo com 93% dos estudantes, tais aspectos dificultam o seu desempenho em aulas. Em relação a esse problema, alguns estudantes relataram que não existe, por parte dos professores e coordenações das unidades acadêmicas, nenhuma preocupação. Já outro grupo de respondentes destacou que tiveram apoio dos monitores e do grupo PET dando-lhe suporte, apresentando-se como uma das formas que auxiliam os alunos diante desse desafio. O outro importante elemento para a permanência dos alunos está ligado à Assistência Estudantil (por meio de bolsa, auxílio moradia, transporte, lazer, suporte psicológico e restaurante universitário, entre outros). Portanto, a não-permanência provoca evasão e consequentemente o aumento das vagas ociosas. Existe um longo caminho a percorrer para compreendermos de maneira mais detalhada essa problemática; porém, para esse momento, esperamos que a presente pesquisa estimule proposituras para darmos continuidade e profundidade a essa reflexão. Assim, nosso desejo é que esse estudo promova diálogos diante da construção dos múltiplos espaços, inclusive os educacionais. Por isso, buscamos mobilizar o interesse dos pesquisadores da Geografia e de áreas afins, com o propósito de construirmos espacialidades menos desiguais junto aos espaço acadêmico, promovendo cidadania e emancipação por meio do acesso e permanência mais democráticos ao ensino superior.
Description: SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: KENNEDY, Francisco
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34246
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Geografia

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