Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34412

Share on

Title: Ante o vandalismo dos homens e os estragos do tempo : experimentos, preparações e invenções nas práticas de preservação do patrimônio brasileiro
Authors: RODRIGUES, Rodrigo José Cantarelli
Keywords: História; Patrimônio cultural – Proteção - Brasil; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil); Monumentos
Issue Date: 24-May-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A historiografia sobre o tema da preservação do patrimônio no Brasil busca dar um caráter fundador ao órgão federal de preservação, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, hoje chamado de Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, suprimindo e minimizando a importância das outras discussões e iniciativas tomadas antes da sua criação, em 1936. Entendemos que essa atitude deixa de mostrar toda a gama de acontecimentos ocorridos paralelamente, além de negar uma pluralidade de visões distintas no processo de emergência de uma sensibilidade preservacionista no país. A questão central da presente tese é investigar a pluralidade de ideias e concepções de patrimônio presentes na emergência das discussões preservacionistas no Brasil, bem como o papel que elas tiveram no desenvolvimento de uma prática de preservação no país. Ao mesmo tempo, questionamos o discurso que trata o momento de criação do órgão federal de preservação como o grande instante fundador, onde se teria dado toda a origem das práticas preservacionistas no país.
Description: RODRIGUES, Rodrigo José Cantarelli, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CANTARELLI, Rodrigo José
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34412
Appears in Collections:Teses de Doutorado - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Rodrigo José Cantarelli Rodrigues.pdf5,86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons