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Título : Negócios sociais e avaliação de impactos como uma terceira lógica institucional
Autor : MORAIS, Renan Costa de
Palabras clave : Negócios sociais; Avaliações de impacto; Campo organizacional
Fecha de publicación : 27-feb-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MORAIS, Renan Costa de. Negócios sociais e avaliação de impactos como uma terceira lógica institucional. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Por meio das lentes da teoria institucional, os negócios sociais são considerados organizações híbridas, visto que buscam aliar duas lógicas institucionais tradicionalmente separadas – de mercado e socioambiental. Além disso, diante de uma demanda recente e cada vez mais presente em seu campo organizacional, esses negócios estão sendo cobrados a realizarem avaliações de impacto para alcançarem legitimidade. Sendo assim, o presente trabalho propõe que essa demanda constitui uma terceira lógica institucional aplicável e teve como objetivo geral analisar como se dá a relação entre a lógica institucional de avaliação de impactos e os negócios sociais em seu campo organizacional brasileiro. A revisão de literatura sobre avaliações de impacto, por sua vez, permitiu identificar a existência de três vertentes dessa lógica institucional: foco na intervenção, foco no contexto e foco no beneficiário. Desse modo, para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa documental, com relatórios, artigos e guias sobre implementação de avaliações de impacto, elaborados por atores influentes no chamado “ecossistema de finanças sociais brasileiro”, e por meio desta foi definido o campo organizacional desses negócios no Brasil e suas principais características, bem como foi identificado em quais das vertentes da lógica institucional de avaliação de impactos esses materiais se baseiam majoritariamente. Os principais achados da pesquisa indicam que a vertente da lógica de avaliação de impactos dominante no campo é aquela com foco na intervenção e que o repertório de metodologias que essa vertente promove é incompatível com o perfil da maioria dos negócios sociais do campo. Por meio de sua contribuição teórica, ao promover uma análise exploratória mais profunda sobre abordagens e metodologias “dadas como certas” para o campo e apresentar abordagens alternativas, o presente trabalho buscou contribuir empiricamente como subsídio inicial para o desenvolvimento e implementação de avaliações de impacto em consonância à demanda existente e com a devida atenção as características desses negócios e seus contextos reais de atuação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38045
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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