Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38946

Compartilhe esta página

Título: Método colaborativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de função inorgânica.
Autor(es): NASCIMENTO, Kamila Teresa Oliveira do
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Trabalho de grupo na educação; Aprendizagem em equipe na educação
Data do documento: 25-Fev-2015
Citação: NASCIMENTO, Kamila Teresa Oliveira do. Método colaborativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de função inorgânica. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: Contrapondo-se a cultura contemporânea de valorização do individualismo, a proposta desse trabalho se dedica a apresentar uma metodologia que prioriza o trabalho em equipe, no qual para obter o sucesso individual precisa que todos os integrantes desse grupo participem e procurem aprender o conteúdo. O objetivo desse trabalho é aplicar uma metodologia na conjectura teórico-metodológica da aprendizagem colaborativa utilizando o método Jigsaw como ferramenta para um ensino-aprendizagem de funções inorgânicas visando contribuir para o exercício da cidadania e estimular o trabalho em equipe no contexto escolar. Esse trabalho foi realizado numa abordagem qualitativa com características de estudo de caso com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola particular do município de Caruaru-PE. O método Jigsaw consiste em separar os alunos em pequenos grupos base e cada integrante desse grupo fica responsável por uma parte do conteúdo de funções inorgânicas como ácidos, bases, sais ou óxidos. Posteriormente, os alunos dos grupos base que ficaram com a mesma parte do conteúdo são separados em outro grupo, que é chamado de grupos de especialistas. Esses grupos de especialistas estudam e discutem a sua parte do conteúdo e depois retornam ao grupo base para ensinar aos outros membros. Assim, todos aprendem todo o conteúdo e os alunos podem ser avaliados individualmente. Os dados analisados demonstraram que através da aprendizagem colaborativa no formato Jigsaw os alunos compreenderam o conteúdo de funções inorgânicas por intermédio do trabalho em equipe e avaliação dos alunos sobre essa metodologia indicou uma boa receptividade. Assim, acreditamos que as atividades colaborativas, especialmente aquelas no formato Jigsaw, podem ser realizadas com sucesso no ensino de funções inorgânicas, sendo relevantes para o aprendizado dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38946
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO, Kamila Teresa Oliveira do.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons