Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38986
Comparte esta pagina
Título : | Humanismo, leitura e educação na obra de George Steiner |
Autor : | BRAGA, Robson Aurélio Adelino |
Palabras clave : | Educação – Filosofia da Educação; Educação - Humanismo; George Steiner; Educação - leitura; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 28-feb-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | BRAGA, Robson Aurélio Adelino. Humanismo, leitura e educação na obra de George Steiner. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | A tese pretende analisar elementos de uma concepção de educação que se expressa na obra de George Steiner visando avaliar a validade dos fundamentos filosóficos de sua perspectiva humanista e do sentido que os seus textos atribuem à presença da linguagem, da literatura e da leitura na educação. Tenta-se, assim evidenciar a relevância de Steiner para os estudos da educação a partir dos temas e problemáticas que sua obra impõe a uma reflexão no campo da filosofia da educação: o questionamento sobre a legitimidade dos fundamentos na educação, a tensão, acentuada no século XX na forma de uma crise, entre educação e modernidade e a indagação sobre o sentido das práticas educacionais ligadas à linguagem, à literatura e à leitura. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38986 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Robson Aurélio Adelino Braga.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons