Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39088
Share on
Title: | Uso do estudo de caso para promover a aprendizagem significativa de um tema sociocientífico em licenciandos em Química. |
Authors: | SILVA, Amanda Gisele da |
Keywords: | Química - Estudo e ensino; Método de estudo de casos; Aprendizagem em equipe na educação; Educação ambiental; Biodiesel; Diesel |
Issue Date: | 27-Feb-2015 |
Citation: | SILVA, Amanda Gisele da. Uso do estudo de caso para promover a aprendizagem significativa de um tema sociocientífico em licenciandos em Química. Caruaru: O Autor, 2015. |
Abstract: | Este trabalho consistiu na utilização do método de estudo de caso para promover a construção significativa de saberes conceituais, procedimentais e atitudinais de um tema sociocientífico relevante e presente na sociedade, mais especificamente referente ao uso do diesel e do biodiesel. A pesquisa foi aplicada a graduandos em licenciatura em química do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE que estavam cursando a disciplina Educação Ambiental. A metodologia consistiu no levantamento dos conhecimentos e posicionamentos prévios dos estudantes sobre a temática a partir de questões envolvendo aspectos ambientais, econômicos e sociais, seguida da apresentação de vídeos e textos acerca do tema que alimentaram reflexões e discussões dos licenciandos. Posteriormente houve a realização de um experimento com o objetivo de promover a mobilização e articulação dos conhecimentos de química e a interpretação de seus significados e implicações e ao fim a resolução de um caso. Observou-se que os estudantes enriqueciam e muitas vezes flexibilizavam os argumentos e posicionamentos anteriormente assumidos pela incorporação de saberes construídos socialmente no grupo e inclusive a partir da interação com outros grupos. Isso demonstrou a busca pela interpretação dos saberes veiculados e da significação dos mesmos para possibilitar um posicionamento consciente pela compreensão não só dos conceitos, mas de suas implicações em problemas reais, viabilizado apenas quando a aprendizagem aparece articulada à construção de saberes procedimentais e atitudinais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39088 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Amanda Gisele da.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License