Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39090

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorSILVA, Elizete Terezinha da-
dc.date.accessioned2021-01-22T01:12:45Z-
dc.date.available2021-01-22T01:12:45Z-
dc.date.issued2015-07-14-
dc.date.submitted2021-01-21-
dc.identifier.citationSILVA, Elizete Terezinha da. A resolução de problemas: uma estratégia didática para uma abordagem contextualizada de conteúdos de química orgânica no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39090-
dc.description.abstractEste trabalho objetivou analisar as possíveis contribuições da estratégia de Resolução de Problemas para a abordagem de conteúdos químicos relacionados à química orgânica no ensino médio. Para isso foi elaborada uma Sequência Didática para o estudo das funções orgânicas por meio do tema “Alimentos” com enfoque nas doenças causadas pela má alimentação e aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de São Caetano, Pernambuco. Os resultados mostraram que a sequência proposta contribuiu para: a aprendizagem dos alunos, uma vez que demonstraram um avanço no nível de compreensão sobre o conteúdo abordado; possibilitou a resolução dos problemas com maior embasamento químico, devido às atividades realizadas durante aplicação da SD; contribuiu para torna o ensino de química algo menos conteudista, abstrato e mais útil na visão dos alunos.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.titleA resolução de problemas: uma estratégia didática para uma abordagem contextualizada de conteúdos de química orgânica no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBATINGA, Verônica Tavares Santos-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455608T0pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze the possible contributions of problem solving strategy for addressing chemical content related to organic chemistry in high school. For this it created a Teaching Sequence for the study of bodily functions through the theme "Food" with a focus on diseases caused by poor diet and applied in a class of third year of high school from a public school in Sao Caetano, Pernambuco. The results showed that the proposed sequence contributed to: student learning, as demonstrated a breakthrough in the level of understanding on the content addressed; It made it possible to solve problems more chemical basis, due to the activities performed during implementation of the SD; It helped make the chemistry teaching something less conteudist, abstract and more useful in view of the students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761572H8pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Elizete Terezinha da.pdf773,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons