Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39090
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Elizete Terezinha da | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-22T01:12:45Z | - |
dc.date.available | 2021-01-22T01:12:45Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-14 | - |
dc.date.submitted | 2021-01-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elizete Terezinha da. A resolução de problemas: uma estratégia didática para uma abordagem contextualizada de conteúdos de química orgânica no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39090 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho objetivou analisar as possíveis contribuições da estratégia de Resolução de Problemas para a abordagem de conteúdos químicos relacionados à química orgânica no ensino médio. Para isso foi elaborada uma Sequência Didática para o estudo das funções orgânicas por meio do tema “Alimentos” com enfoque nas doenças causadas pela má alimentação e aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de São Caetano, Pernambuco. Os resultados mostraram que a sequência proposta contribuiu para: a aprendizagem dos alunos, uma vez que demonstraram um avanço no nível de compreensão sobre o conteúdo abordado; possibilitou a resolução dos problemas com maior embasamento químico, devido às atividades realizadas durante aplicação da SD; contribuiu para torna o ensino de química algo menos conteudista, abstrato e mais útil na visão dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Solução de problemas | pt_BR |
dc.title | A resolução de problemas: uma estratégia didática para uma abordagem contextualizada de conteúdos de química orgânica no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BATINGA, Verônica Tavares Santos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455608T0 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706393T6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to analyze the possible contributions of problem solving strategy for addressing chemical content related to organic chemistry in high school. For this it created a Teaching Sequence for the study of bodily functions through the theme "Food" with a focus on diseases caused by poor diet and applied in a class of third year of high school from a public school in Sao Caetano, Pernambuco. The results showed that the proposed sequence contributed to: student learning, as demonstrated a breakthrough in the level of understanding on the content addressed; It made it possible to solve problems more chemical basis, due to the activities performed during implementation of the SD; It helped make the chemistry teaching something less conteudist, abstract and more useful in view of the students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761572H8 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Elizete Terezinha da.pdf | 773,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons