Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39152
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Fábio Adriano Santos da | - |
dc.contributor.author | SOUZA SOBRINHA, Izabel Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-27T02:09:55Z | - |
dc.date.available | 2021-01-27T02:09:55Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-02 | - |
dc.date.submitted | 2021-01-26 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA SOBRINHA, Izabel Gomes de. Levantamento dos recursos didáticos e estratégias de ensino utilizadas para aprendizagem da tabela periódica. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39152 | - |
dc.description.abstract | Apesar de grandes avanços no cenário atual no que tange às diferentes metodologias de ensino que não mais se concentram no paradigma tradicional, isto é, na mera transmissão e recepção de conteúdos prontos, algumas práticas continuam sendo utilizadas nessa perspectiva, particularmente no conteúdo de tabela periódica, uma vez que primam pela simples e pura memorização, sem significado para os alunos. Uma dessas práticas a serem superadas no ensino da tabela periódica diz respeito à falta de contextualização, uma vez que os alunos podem não conseguir, sozinhos, observar que o “ferro da tabela periódica” é o mesmo ferro dos portões de suas casas. Fazer essa relação do que é aprendido na escola com o cotidiano do aluno é uma forma de facilitar a aprendizagem. Considerando esses e outros aspectos, foi realizada uma investigação acerca das formas de abordagens do conteúdo de tabela periódica no ensino médio em eventos e periódicos da área de Ensino de Ciências e Ensino de Química, destacando os recursos didáticos e objetivos educacionais comumente utilizados, nos últimos 14 anos. Além disso, fizemos um breve levantamento da forma como o curso de Química-Licenciatura tem contribuído na formação inicial para o desenvolvimento da visão nos licenciandos acerca da necessidade do uso de metodologias de ensino de tabela periódica de acordo com estudos e pesquisas publicadas em fontes importantes e com as orientações oficiais. Os dados coletados levam a observação de que os trabalhos sobre ensino de tabela periódica no nível médio no Brasil buscam atender as orientações oficiais e pesquisa em educação e ensino de ciências, contudo, as propostas de ensino desse assunto nas escolas de Caruaru ainda estão fortemente ligadas a simples memorização de símbolos e gráficos, em contrapartida, o levantamento feito no curso de Química-Licenciatura da UFPE/CAA demonstra que a formação inicial ofertada no curso pode estar iniciando mudanças nesse quadro. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tabela periódica dos elementos químicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Levantamento dos recursos didáticos e estratégias de ensino utilizadas para aprendizagem da tabela periódica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4425395H7 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706222Y9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Despite huge advances on the actual scenery that comprehend different teaching methodologies that do not focuses on the traditional, on the transmission and reception of already made content, some of these technics still remain utilized, particularly on the periodic table content the most common are that focused on meaningless pure memorization. One of the challenges to be overcome on the periodic table instruction is your decontextualization, most of the time the student do not realize that the iron found in the periodic table is the same as the one found in your house gate, to build this connection of the school learning and his common life is a way to close the student to the scholar content making it easy the learning. In this paper was realized a investigation around ways of approach on the content of the periodic table on the secondary school, highlighting the didactic resources and education objective recently utilized in Caruaru and region. The collected data were confronted with important publications related to the teaching of the periodic table in the secondary school in Brazil in the last 14 years. Also, we did a brief survey of how the course of Chemistry-Degree is contributing in the initial formation for the development of vision in undergraduate students about the necessity of using teaching methods of periodic table in line with studies and research published in important sources and with official guidelines. The collected data allow us to observe that the work about the teaching of periodic table at the secondary level in Brazil have large accordance with the official guidelines and research on education and teaching science, however, educational proposals of this content in Caruaru schools are still strongly linked to simple memorization of symbols and graphics, on the other hand, the survey made in the course of Chemistry Degree-UFPE / CAA shows that the initial formation offered in the course may be starting the changes in that scenario. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA SOBRINHA, Izabel Gomes de.pdf | 976,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons