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Título : Levantamento dos recursos didáticos e estratégias de ensino utilizadas para aprendizagem da tabela periódica.
Autor : SOUZA SOBRINHA, Izabel Gomes de
Palabras clave : Tabela periódica dos elementos químicos; Ensino médio - Caruaru (PE); Prática de ensino; Química - Estudo e ensino
Fecha de publicación : 2-mar-2015
Citación : SOUZA SOBRINHA, Izabel Gomes de. Levantamento dos recursos didáticos e estratégias de ensino utilizadas para aprendizagem da tabela periódica. Caruaru: O Autor, 2015.
Resumen : Apesar de grandes avanços no cenário atual no que tange às diferentes metodologias de ensino que não mais se concentram no paradigma tradicional, isto é, na mera transmissão e recepção de conteúdos prontos, algumas práticas continuam sendo utilizadas nessa perspectiva, particularmente no conteúdo de tabela periódica, uma vez que primam pela simples e pura memorização, sem significado para os alunos. Uma dessas práticas a serem superadas no ensino da tabela periódica diz respeito à falta de contextualização, uma vez que os alunos podem não conseguir, sozinhos, observar que o “ferro da tabela periódica” é o mesmo ferro dos portões de suas casas. Fazer essa relação do que é aprendido na escola com o cotidiano do aluno é uma forma de facilitar a aprendizagem. Considerando esses e outros aspectos, foi realizada uma investigação acerca das formas de abordagens do conteúdo de tabela periódica no ensino médio em eventos e periódicos da área de Ensino de Ciências e Ensino de Química, destacando os recursos didáticos e objetivos educacionais comumente utilizados, nos últimos 14 anos. Além disso, fizemos um breve levantamento da forma como o curso de Química-Licenciatura tem contribuído na formação inicial para o desenvolvimento da visão nos licenciandos acerca da necessidade do uso de metodologias de ensino de tabela periódica de acordo com estudos e pesquisas publicadas em fontes importantes e com as orientações oficiais. Os dados coletados levam a observação de que os trabalhos sobre ensino de tabela periódica no nível médio no Brasil buscam atender as orientações oficiais e pesquisa em educação e ensino de ciências, contudo, as propostas de ensino desse assunto nas escolas de Caruaru ainda estão fortemente ligadas a simples memorização de símbolos e gráficos, em contrapartida, o levantamento feito no curso de Química-Licenciatura da UFPE/CAA demonstra que a formação inicial ofertada no curso pode estar iniciando mudanças nesse quadro.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39152
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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