Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39339
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANJOS, José Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gilvanice Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-05T00:15:38Z | - |
dc.date.available | 2021-03-05T00:15:38Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-29 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gilvanice Maria da. Contribuição de uma sequência didática CTS para a promoção da alfabetização científica nas aulas de química do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39339 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em analisar se a utilização de um conjunto de Sequências Didáticas no enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sobre a temática Drogas e Automedicação, possibilita a promoção da Alfabetização Cientifica durante aulas de Química do 1º Ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede publica na cidade de São Caetano estado de Pernambuco. A Sequência Didática foi planejada com o objetivo de permitir que os alunos mobilizassem o processo de construção de seus conhecimentos à partir da valorização das concepções prévias dos mesmos acerca da temática (analisadas a partir de um questionário semiestruturado); da promoção e adequação de novos saberes através de leitura de textos, vídeo-aulas e aula expositiva dialogada; além de associação de experimentos simples com o tema Drogas e Automedicação. Para a análise dos dados foram utilizadas as respostas, falas e discursos apresentados pelos alunos para as indagações surgidas do decorrer das atividades. Os resultados indicam que a abordagem avaliada favorece a construção de saberes que podem ser apontados como indicadores que subsidiados por dados da literatura sugerem um princípio de Alfabetização Científica nos discentes aqui estudados. | pt_BR |
dc.format.extent | 77p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Drogas | pt_BR |
dc.subject | Automedicação | pt_BR |
dc.title | Contribuição de uma sequência didática CTS para a promoção da alfabetização científica nas aulas de química do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FREITAS, Ana Paula de Souza de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494417Z1 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study is to examine the use of a set of sequences in Teaching focus on Science, Technology and Society (STS) on the theme Drugs and Self-medication, enables the promotion of Scientific Literacy for chemistry lessons for the 1st year of high school. The survey was conducted in a school public network in São Caetano state of Pernambuco. The Didactic sequence was planned in order to allow students to mobilize the process of building their knowledge starting the appreciation of preconceptions about the same subject (analyzed from a semi-structured questionnaire); promotion and adaptation of new knowledge through reading texts, video lessons and dialogued lecture; as well as association of simple experiments with the theme Drugs and Self-medication. For the analysis of the data collected responses were used, speeches and speeches presented by students to the questions arising from the course of activities. The results indicate that the studied approach favors the construction of knowledge that can be identified as indicators subsidized by the literature suggest a principle of Scientific Literacy in students studied here. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751621A6 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Gilvanice Maria da.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons