Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39585
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Regina Celia Barbosa de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ingrine Shérida da | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-02T00:49:16Z | - |
dc.date.available | 2021-04-02T00:49:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ingrine Shérida da. Implicações do uso de situação-problema como proposta didática para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39585 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo, de natureza qualitativa, consistiu em analisar implicações da utilização de situação-problema no processo de ensino-aprendizagem de Química de um grupo de estudantes do ensino médio. Para tal identificação, apoiamo-nos na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Quanto à metodologia, foi utilizada uma sequência didática em que uma situação-problema norteou as ações, onde os estudantes articularam conceitos químicos para compreensão de um contexto. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se entrevista semiestruturada com o grupo de estudantes, antes e após a intervenção, e observação não participante. Para apreciação dos dados obtidos, foi utilizada a proposta de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin, cujos dados coletados foram submetidos à categorização e a inferência. A análise dos dados evidenciaram contribuições significativas da utilização do recurso didático, considerando a ampliação da compreensão dos estudantes, a partir do fenômeno estudado, demonstrando a provável ocorrência de assimilação de novas informações, apresentadas durante a intervenção, e os aspectos relevantes das estruturas de conhecimento dos estudantes, caracterizando uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Implicações do uso de situação-problema como proposta didática para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351855P4 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764103E5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The work following, through a qualitative approach, consisted of analyze implications of the use of problem situation at the teaching-learning process of Chemistry of a group of high school students. For such identification we based on the Ausubel's significative learning theory. Concerning the methodology, it was used a didactic sequence in which a problem situation has guided the actions where students articulated chemical concepts for understanding a context. As instruments of research, we made use of an interview with the group of students, before and after intervention, and a non-participant observation. For assessment of the gathered data, it was used the content analysis proposal in Bardin's perspective, which obtained data were submitted to categorization and inference. The review of the data showed significant contributions of the using of this didactic tool, considering the increasing of understanding the probable occurrence of assimilation among the new information, presented during the intervention, and the important aspects of the student's knowledge structures, featuring a significative learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ingrine Shérida da.pdf | 779,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons