Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39585

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Regina Celia Barbosa de-
dc.contributor.authorSILVA, Ingrine Shérida da-
dc.date.accessioned2021-04-02T00:49:16Z-
dc.date.available2021-04-02T00:49:16Z-
dc.date.issued2016-07-12-
dc.date.submitted2021-04-01-
dc.identifier.citationSILVA, Ingrine Shérida da. Implicações do uso de situação-problema como proposta didática para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39585-
dc.description.abstractO presente estudo, de natureza qualitativa, consistiu em analisar implicações da utilização de situação-problema no processo de ensino-aprendizagem de Química de um grupo de estudantes do ensino médio. Para tal identificação, apoiamo-nos na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Quanto à metodologia, foi utilizada uma sequência didática em que uma situação-problema norteou as ações, onde os estudantes articularam conceitos químicos para compreensão de um contexto. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se entrevista semiestruturada com o grupo de estudantes, antes e após a intervenção, e observação não participante. Para apreciação dos dados obtidos, foi utilizada a proposta de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin, cujos dados coletados foram submetidos à categorização e a inferência. A análise dos dados evidenciaram contribuições significativas da utilização do recurso didático, considerando a ampliação da compreensão dos estudantes, a partir do fenômeno estudado, demonstrando a provável ocorrência de assimilação de novas informações, apresentadas durante a intervenção, e os aspectos relevantes das estruturas de conhecimento dos estudantes, caracterizando uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleImplicações do uso de situação-problema como proposta didática para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351855P4pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764103E5pt_BR
dc.description.abstractxThe work following, through a qualitative approach, consisted of analyze implications of the use of problem situation at the teaching-learning process of Chemistry of a group of high school students. For such identification we based on the Ausubel's significative learning theory. Concerning the methodology, it was used a didactic sequence in which a problem situation has guided the actions where students articulated chemical concepts for understanding a context. As instruments of research, we made use of an interview with the group of students, before and after intervention, and a non-participant observation. For assessment of the gathered data, it was used the content analysis proposal in Bardin's perspective, which obtained data were submitted to categorization and inference. The review of the data showed significant contributions of the using of this didactic tool, considering the increasing of understanding the probable occurrence of assimilation among the new information, presented during the intervention, and the important aspects of the student's knowledge structures, featuring a significative learning.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Ingrine Shérida da.pdf779,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons